Cobertura do 4G já chega a cidades com 90% da população brasileira

release-078Ao todo, 3.259 municípios brasileiros já têm rede de quarta geração e 5.099 já contam com infraestrutura de 3G
Brasília, 10/11/2017 – A rede 4G no Brasil já chega a 3.259 municípios, onde moram 90% da população brasileira. Segundo balanço de setembro da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), desde o início do ano, 1.733 novos municípios foram conectados com a tecnologia de quarta geração, que permite conexão à internet com mais velocidade que o 3G.
Ao todo, já existem no Brasil 91,5 milhões de acessos 4G, que junto com o 3G, já somam 204,8 milhões de acessos à internet pela rede móvel. De acordo com o balanço da Telebrasil, a cobertura atual do 4G é três vezes superior à última meta prevista no edital de licitação das licenças, de 1.079 municípios, prevista para ser cumprida até o fim deste ano.
Municipios 3 G e 4G
A cobertura 3G também apresentou crescimento significativo nos últimos 12 meses, com a ativação das redes em 217 novos municípios desde setembro de 2016, alcançando um total de 5.099 municípios. Esse número de cidades ultrapassa em muito a meta que deveria ser cumprida somente em dezembro de 2017, que é de 4.417 municípios conectados com o 3G.
Consideradas os acessos fixos e móveis, os dados de setembro de 2017 mostram um total de 233 milhões de acessos no País. Destes, 28,2 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 6,2% desde setembro do ano passado, com 1,6 milhão de novos acessos.