4G está presente em mais de 3 mil municípios brasileiros

dreamstime xl 7031783is de 87% da população brasileira vivem em municípios com redes de quarta geração
Brasília, 06/10/2017 – A rede 4G no Brasil já ultrapassou a marca de 3 mil municípios, segundo balanço de agosto da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Agora, a tecnologia está disponível em 3.039 cidades brasileiras, onde moram mais de 87% da população brasileira. Em 12 meses, o crescimento da cobertura de 4G foi de cinco vezes. Só em 2017, 1.513 novos municípios passaram a ter acesso à tecnologia de quarta geração, que permite conexão à internet com mais velocidade que o 3G.
Ao todo, já existem no Brasil 88,5 milhões de acessos 4G, que junto com o 3G, já somam 204,6 milhões de acessos à cobertura 4Ginternet pela rede móvel. De acordo com o balanço da Telebrasil, a cobertura atual do 4G é quase três vezes superior à última meta prevista no edital de licitação das licenças, de 1.079 municípios, prevista para ser cumprida até o fim deste ano.
A cobertura 3G também apresentou crescimento significativo nos últimos 12 meses, com a ativação das redes em 244 novos municípios desde agosto de 2016, alcançando um total de 5.091 municípios. Esse número de cidades ultrapassa em muito a meta que deveria ser cumprida somente em dezembro de 2017, que é de 4.417 municípios conectados com o 3G.
Consideradas os acessos fixos e móveis, os dados de agosto de 2017 mostram um total de 232,6 milhões de acessos no País. Destes, 28 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 6% desde agosto do ano passado, com 1,5 milhão de novos acessos.