Uberlândia e Rio de Janeiro são premiadas pela Telebrasil como Cidades Amigas da Internet

Logo  61painel- release-TELEBRASIL2017  JPGBrasília, 27/09/2017 – Ter uma legislação moderna, que incentive a instalação de infraestrutura de telecomunicações, prazos curtos e processos descomplicados para a obtenção de licenças para as antenas de celular e baixo custo de implantação são os principais quesitos que fazem de uma cidade “amiga da internet”. No Painel Telebrasil 2017, o município de Uberlândia (MG) recebeu o prêmio de primeiro colocado na edição deste ano do Ranking das Cidade Amigas da Internet, entre as 100 maiores cidades brasileiras em população.
O Rio de Janeiro também foi premiado, com o título de município destaque pela evolução apresentada em relação ao ranking de 2016, subindo 61 posições. O Rio de Janeiro modernizou sua legislação, simplificou processos de licenciamentos e retirou várias amarras à expansão da infraestrutura, o que fez saltar da parte de baixo da tabela para a terceira colocação.
A cidade de Uberlândia, que já havia sido a primeira colocada em 2016, conquistou novamente essa posição de destaque por ter, principalmente, menos burocracia e prazos curtos para a concessão de licença, menos de dois meses.
ranking 10 primeiras
As primeiras colocadas no ranking, depois de Uberlândia, foram: Várzea Grande (MT), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), Cascavel (PR), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT), Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ) e Juiz de Fora (MG). Nas últimas posições, da 91ª colocada até a 100ª colocada estão: Petrópolis (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), Contagem (MG), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). O estudo completo, realizado pela consultoria Teleco, pode ser acessado em http://www.teleco.com.br/Cidades_Amigas_BL.asp.
No País, ainda existem inúmeros municípios com legislações que dificultam e muitas vezes impedem a instalação de infraestrutura, criando barreiras para que a expansão dos serviços ocorra no mesmo ritmo do crescimento da demanda. Estudos mostram que 93% dos usuários de internet acessam a rede pelo smartphone. E a previsão é de que entre 2015 e 2020 o tráfego de dados no Brasil vai crescer sete vezes.
Para atender esse crescimento, é necessário que os municípios modernizem suas leis, adotando os critérios definidos na Lei Geral de Antenas (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13116.htm).
É preciso ainda que estabeleçam um processo centralizado e objetivo que propicie a obtenção de autorizações em prazos inferiores a dois meses, e não imponha custos adicionais ao da tramitação do processo. O Brasil precisa de cidades inteligentes, mais modernas, amparadas em legislações municipais que acompanhem esse desejo crescente do cidadão por conectividade.
O Painel Telebrasil 2017 ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro e é o mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações. Neste ano, o tema foi Telecomunicações, um novo ciclo.