Setor de telecomunicações lança Projeto 5G Brasil

5GBrasília, 22/02/2017 – Representantes da indústria e das prestadoras de serviços de telecomunicações, do governo federal, Anatel, academia e centros de desenvolvimento tecnológico lançaram, no dia 15 de fevereiro, o Projeto 5G Brasil, que terá como objetivo fomentar a construção do ecossistema de quinta geração de telefonia móvel no País e sua participação nas discussões internacionais. O 5G trará para o Brasil, num futuro próximo, a evolução dos serviços móveis, com internet mais robusta e veloz e o avanço para o mundo da Internet das Coisas.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, ressaltou a importância da criação do Projeto 5G Brasil. “A iniciativa complementa as ações em curso pelo governo federal para o fomento ao desenvolvimento da tecnologia 5G, dentre elas o financiamento a projetos de pesquisa e desenvolvimento, a participação em fóruns de padronização e a cooperação internacional, trazendo a importante interlocução do setor privado por meio das entidades representadas pela associação”, avaliou o ministro.

O secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, que participou da reunião de criação do projeto, no dia 15, disse que a formação desse fórum mostra a maturidade do setor móvel no Brasil, que veio evoluindo acompanhando os lançamentos internacionais do 3G e do 4G. “Agora, estamos tendo a oportunidade de o setor trabalhar junto com a academia, com os fabricantes. Temos um trabalho de antecipação à entrada do 5G no Brasil”, afirmou ele, lembrando que já existem no País 196 milhões de acessos em banda larga móvel, sendo 60 milhões de 4G.

Martinhão afirmou que a iniciativa cria um ambiente forte para a inovação, para o desenvolvimento sustentável do setor móvel e para a geração de conhecimento no País. “O 5G impulsiona a Internet das Coisas, vai impulsionar a tecnologia dos smartphones, a conectividade dos automóveis. Enfim, vai surgir um monte de coisas bacanas”, acrescentou.

O ecossistema de 5G engloba a pesquisa básica e aplicada, o desenvolvimento de produtos e soluções de sistemas de engenharia, industrialização de produtos e soluções e aplicações práticas e compartilhamento de informações. Com o Projeto, o Brasil se credencia para participar previamente de discussões internacionais para a definição de critérios para a implantação do 5G no mundo.