Minuto do celular no Brasil é o quarto mais barato do mundo

febratelBrasília, 8/10 – O minuto do celular no Brasil é o quarto mais barato do mundo, considerando um grupo de 18 países que concentram as maiores densidades de telefones móveis em relação ao número de habitantes. De acordo com o estudo Desempenho Comparado de Preços do Celular, elaborado pela consultoria Teleco, o preço do minuto no Brasil é de US$ 0,07, ficando atrás apenas da China, Índia e Rússia.

Esse valor leva em conta dados de tráfego que mais se assemelham ao perfil de uso do celular no Brasil e já inclui os tributos. Com a divulgação periódica do estudo, a Febratel e a Telebrasil têm o objetivo de dar transparência aos preços praticados e fornecer subsídios reais sobre o comportamento do setor e o impacto dos preços dos serviços para os brasileiros. Além do estudo comparativo de celular, também serão divulgados periodicamente desempenhos comparados dos preços de telefonia fixa e de banda larga fixa e móvel.

O Desempenho Comparado traça três linhas de análise dos preços do celular no Brasil em comparação com outros 17 países. A primeira delas considera a realidade brasileira, numa cesta de produtos de 100 minutos de ligações, sendo 90% destinadas a celulares da mesma prestadora, 5% para celulares de outras prestadoras e 5% para telefones fixos. Essa Cesta Brasil custa US$ 6,90, cerca de R$ 15,00, com tributos.

08-10-2014-minuto-do-celular-cesta-brasil

A segunda linha leva em conta a média de utilização entre os 18 países estudados. Neste caso, considerando os mesmos 100 minutos, o volume de chamadas para celulares da mesma operadora é de 70%, para telefones móveis de outras operadoras é de 15% e para telefones fixos 15%. Neste cenário, a cesta no Brasil custa US$ 15,20, com tributos.

A terceira linha utiliza os mesmos itens da cesta da União Internacional de Telecomunicações (UIT), com baixa utilização do serviço. São 51 minutos, sendo 53,1% em chamadas para celulares da mesma operadora, 26,4% para ligações para telefones móveis de outras operadoras e 20,5% em chamadas para telefones fixos. Com isso, a cesta brasileira apurada é de US$ 12,20, com tributos.

Como este estudo tem por objetivo apresentar dados mais compatíveis com a realidade brasileira, foram utilizados para compor as cestas os planos de serviços efetivamente praticados no Brasil, diferentemente da cesta divulgada anualmente pela UIT, que leva em conta planos que não são praticados no mercado brasileiro, criando uma distorção nos resultados. A UIT considera os planos “homologados” pela Anatel, que são uma espécie de preço-teto, mas que em hipótese alguma são praticados aqui.

O preço apontado pelos estudos, a partir de dados reais, mostram que a mesma cesta utilizada pela UIT custa um terço do valor apontado no último relatório da União Internacional de Telecomunicações, que foi de US$ 37,20, com tributos.

Considerando então a Cesta Brasil, que mais se assemelha ao perfil de consumo do brasileiro, o preço do minuto do celular no Brasil é de menos de um décimo do preço apontado pela UIT. O que comprova mais uma vez que o preço do celular no Brasil está entre os mais baratos do mundo.

Carga tributária – O estudo mostra ainda que os tributos têm um peso bastante significativo nos preços da telefonia móvel no Brasil. De acordo com o levantamento, o Brasil tem a maior carga tributária entre os 18 países pesquisados. Os tributos no Brasil representam 43% da receita líquida, quase o dobro do segundo colocado, que é a Argentina (26%) e 14 vezes maior que os da China (3%).

08-10-2014-minuto-do-celular-tributos

Metodologia - O Desempenho Comparado considera outros 17 países além do Brasil, que juntos representam 55% da população mundial e alto grau de relevância para o mercado de telecomunicações. Nesse sentido, foram coletados dados da Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, México, Peru, Portugal, Reino Unido e Rússia.

Assim como no relatório Measuring the Information Society, da UIT, foram considerados os preços dos celulares pré-pagos, que no Brasil representam 77% do total de 276 milhões. Também como faz a UIT, foi adotado como preço de referência para o país o preço da prestadora de celular líder em market share, apurado no site das prestadoras no mês de julho, na moeda local do país e convertida para o dólar.

O estudo completo está disponível em http://www.telebrasil.org.br/panorama-do-setor/desempenho-comparado . E a apresentação sobre o tema pode ser acessada no link http://www.telebrasil.org.br/posicionamentos/posicionamentos/apresentacoes