Para Minicom, metas de banda larga do PNBL podem acontecer antes do esperado

Meta inicial do ministério era chegar a 2015 com 40 milhões de acessos de banda larga fixa, o que poderá ser alcançado já em 2014

Logo PainelTELEBRASIL OKBrasília, 30 de agosto de 2012 - O ministro das Comunicações Paulo Bernardo discursou nesta quinta-feira, 30, durante a 56ª edição do Painel Telebrasil. Em seu pronunciamento, o ministro mostrou uma carta de prioridades bastante alinhada com a Carta de Brasília, que consolida a visão da TELEBRASIL sobre o momento atual das telecomunicações e as políticas públicas necessárias. Para o governo, a prioridade é desenvolver o mercado de consumo de massa de serviços de telecomunicações no Brasil. Especificamente em relação ao setor de telecomunicações, ele observou que o Brasil ainda é dos poucos mercados mundiais que demandam crescimento em banda larga fixa, o que representa uma oportunidade para as empresas deste setor.

O Ministro afirmou que concorda com a necessidade de previsibilidade nas ações do governo, como pede a Carta de Brasília, mas ressaltou a necessidade de se evoluir na regulação existente. Segundo Paulo Bernardo, instrumentos de regulação e políticas públicas recentemente propostas, como a do edital de 450 MHz, 2,5 MHz ou como será a futura licitação 700MHz, vão propiciar a ampliação da banda larga móvel para todo o Brasil, inclusive para as áreas rurais.

Em relação ao plano de transição para a TV digital brasileira, o Ministro afirmou mais uma vez que a destinação da faixa de 700 MHz para banda larga móvel não poderá impedir o acesso da população à TV e nem prejudicar a garantia de retorno sobre os investimentos realizados na TV digital pelos grandes e pequenos radiodifusores.

Sobre as políticas de banda larga especificamente, o Ministro salientou a importância de fortalecer as redes de fibras ópticas que poderão ajudar na meta de dar acesso a 90% dos municípios brasileiros a serviços de Internet em alta velocidade. Do mesmo modo, o ministro espera que a nova legislação de TV por assinatura proporcione um aumento de cobertura da banda larga fixa, através da ampliação das redes de cabo.

Paulo Bernardo informou que já está com a presidenta Dilma uma proposta de decreto de compartilhamento de infraestrutura. Além disso, o Ministério das Comunicações irá assessorar os parlamentares a formular um projeto de lei de antenas de modo que ele possa ser criado e discutido pelos parlamentares o quanto antes.

Finalizando, o Ministro disse que a meta inicial do Ministério era chegar a 2015 com 40 milhões de domicílios cobertos pela banda larga, mas que esta meta poderá ser alcançada já em 2014, o que torna possível se pensar em um novo Plano Nacional de Banda Larga, que busque a universalização efetiva dos serviços. Segundo o Paulo Bernardo, o Ministério já começou a pensar nisso e se colocou aberto a sugestões do setor.

O 56º Painel Telebrasil realiza-se até o final do dia, no Unique Palace, em Brasília, e reúne líderes do setor de telecomunicações e também de outras áreas, como radiodifusão, TI, Internet e produção audiovisual. Ao longo dos dois dias de debates, esses profissionais irão traçar cenários para os próximos anos e levantar propostas para acelerar a inclusão digital.

Mais informações podem ser obtidas no site www.paineltelebrasil.org.br .

Sobre a Telebrasil - A Telebrasil é uma associação que congrega as principais entidades do setor de Telecomunicações, entre prestadoras de serviços, fornecedoras de soluções e sistemas tecnológicos, de equipamentos e serviços e centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento, além de associações especializadas no setor de telecomunicações.

56ª EDIÇÃO DO PAINEL TELEBRASIL

Data: de 29 e 30 de agosto de 2012
Local: Unique Palace
Endereço: SCES Trecho 2, conjunto 42, Setor Clubes Esportivos Sul
Site: www.paineltelebrasil.org.br
cadastre sua empresa

Convênios e Parcerias

convenios-firmados-telebrasil

Fique Informado!

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Recomende aos amigos!

logo-telebrasil 11

  

TELEBRASIL


foto-localizacao-telebrasil 

Razão Social: TELEBRASIL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES
Tel.: +55 (21) 2244-9494
Fax:+55 (21) 2542-4092
CNPJ/MF: 42.355.537/0001-14
Inscrição Municipal: 01.062.450

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.