Índice de reclamações na Anatel cai 28% nos últimos quatro anos

SindiTelebrasilDesde 2015, número de queixas tem apresentado queda, fruto de investimentos e de ações de melhoria da qualidade e do atendimento
Brasília, 27/12/18 – Desde 2015, o índice de reclamações feitas pelos usuários de serviços de telecomunicações na Anatel caiu 28%. Essa redução vem sendo verificada pelo quarto ano consecutivo e é resultado da implantação de ações pelas prestadoras para a melhoria do atendimento ao consumidor, entre elas, os serviços digitais.

Nova lei de antenas de Porto Alegre vai facilitar a expansão da telefonia e internet móvel no município

SindiTelebrasilCom as novas regras, a capital gaúcha vai poder avançar também em serviços inteligentes, como os de segurança, transporte e saúde
Brasília, 18/12/18 – A Prefeitura de Porto Alegre promulgou hoje a nova lei de antenas do município, que vai permitir a expansão da cobertura e a melhoria da qualidade dos sinais de telefonia e internet móvel na cidade. As novas regras também vão permitir a instalação adequada da infraestrutura, suporte essencial para a prestação de serviços inteligentes pela administração municipal nas áreas de saúde, educação, segurança, iluminação pública e controle de tráfego, por exemplo.

IBM: ‘Inteligência artificial permite fazer novas perguntas’

14-12-2018-ibm-inovajorEm conversa com o jornalista Renato Cruz para o inova.jor TIC, Alexandre Dietrich, da IBM, fala sobre as aplicações atuais da inteligência artificial e os impactos da tecnologia no trabalho
Brasília, 14/12/18 – A inteligência artificial permite que os trabalhadores do conhecimento (em inglês, knowledge workers) façam novas perguntas e novas análises. A parte do trabalho que consiste em organizar, classificar e buscar informações pode ser executada atualmente por uma máquina.

UIT confirma: Brasil tem a maior carga tributária do mundo sobre internet fixa e móvel

logo febratelOs tributos no Brasil representam 40%, bem acima da média mundial, que é de 16%. Estudo leva em conta a carga tributária de 162 países
Brasília, 11/12/18 – A União Internacional de Telecomunicações (UIT) divulgou hoje a edição 2018 do estudo Measuring the Information Society Report em que confirma que o Brasil tem a maior carga tributária do mundo sobre os serviços de internet fixa e móvel. O percentual de tributos no Brasil, de acordo com o levantamento, é de 40%, bem acima da média mundial que é de 16%. Estudo leva em conta a carga tributária de 162 países.
Essa carga tributária representa um peso enorme no preço dos serviços, dificultando principalmente o acesso de pessoas com rendas mais baixas da população.
O setor de telecomunicações já vem alertando para o impacto negativo da carga tributária para o consumidor. Os usuários dos serviços de telecomunicações recolhem anualmente cerca de R$ 60 bilhões em tributos, o que representa o pagamento de R$ 7 milhões por hora em impostos e taxas. Só de fundo setoriais, em 2017 foram recolhidos cerca de R$ 5 bilhões e apenas 8% desses recursos foram utilizadas em benefício dos usuários dos serviços.
A carga tributária brasileira tem que ser revista, especialmente para novos serviços, como a Internet das Coisas, que só se expandirá no Brasil se os tributos forem zerados.
Estes e outros temas estarão nos debates do Painel Telebrasil 2019, que ocorrerá em Brasília, nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2019. http://paineltelebrasil.org.br/ .

Pagina 1 de 157