Na era digital, vamos falar da democratização da Internet

banner-modulo-newsletterA Associação Brasileira de Telecomunicações começa hoje um novo trabalho de comunicação com a Newsletter Telebrasil, destinada a fomentar a discussão dos temas mais relevantes para o desenvolvimento das Telecomunicações no Brasil.

Na Newsletter Telebrasil, não vamos falar mais apenas de voz, vamos falar também de levar o acesso à Internet em alta velocidade para todos os municípios do País. Vamos falar de Internet das Coisas, da revolução dos objetos conectados e da importância de se incentivar a implementação das cidades inteligentes.

Estamos imbuídos de energia para o fortalecimento do nosso monobloco, com a participação do SindiTelebrasil e da Febratel, rumo à criação da nossa Confederação. O objetivo é unir esforços das operadoras e dos provedores da indústria para, de forma harmônica, dialogar com Anatel e com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para promovermos a digitalização do Brasil.

Boa leitura! Luiz Alexandre Garcia Presidente da Telebrasil

Acesse aqui a nossa newletter

Big data: uma oportunidade de novos negócios

big data news1O big data é uma oportunidade de crescimento para as prestadoras de serviços de telecomunicações na América Latina. “Os dados dos usuários, serviços, redes, localização e fontes de gerenciamento podem ser monetizados através da promoção de produtos, propaganda direcionada, qualidade de experiência (QoE) e otimização de rede”, salienta Carina Gonçalves, analista da Indústria de Transformação Digital da consultoria Frost & Sullivan.

Internet das Coisas lidera entrega de propostas para a Chamada Brasil-União Europeia

iot-news1A 4ª Chamada Coordenada Brasil – União Europeia, destinada à pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), recebeu 50 propostas, o que representa um aumento de 28% em relação ao edital anterior. Do total, 33 projetos são em Internet das Coisas, 13 em computação em nuvem e quatro em redes 5G.

Terceirização traz segurança jurídica para a cadeia produtiva de telecomunicações

terceirizacao news1A lei que permite a terceirização em todas as atividades da empresa, sancionada pelo presidente Michel Temer no dia 31 de março, além de trazer segurança jurídica para os investimentos, vai possibilitar o aumento da competitividade global da empresa brasileira, estimulará o ritmo de inovações e terá o papel de facilitar a inclusão de um número cada vez maior de brasileiros, sustenta a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel).

Brasil bate recorde de ativações de 4G no mês de marçoo

4g news1O Brasil bateu recorde de ativações mensais em banda larga 4G no mês de março, com 4,7 milhões de novos acessos. É o melhor desempenho desde que a tecnologia de quarta geração começou a ser utilizada no País, em março de 2013. Ao todo, já existem no Brasil, 71,3 milhões de acessos 4G, segundo balanço de março da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o que representou um crescimento de 119% nos últimos 12 meses. Desde março de 2016, 39 milhões de novas conexões 4G foram ativadas.

A cada hora, usuários de telecom pagam R$ 7 milhões em tributos no País

a cada hora usuarios de telecom pagam 7 milhoes em tributos no paisOs usuários dos serviços de telecomunicações pagaram no ano passado R$ 64 bilhões em tributos, o que representou um crescimento de 6% em relação a 2015, de acordo com balanço da Telebrasil. Isso significa que a cada hora foram pagos R$ 7 milhões em tributos, em 2016. Não só o valor total vem crescendo, mas também o peso que os tributos têm nas contas de serviços de telefonia fixa e celular, banda larga e TV por assinatura.

Prestadoras de serviços de telecomunicações investiram R$ 28 bilhões em 2016

prestadoras de serviços de telecomunicações investiram 28 bilhoes em 2016As prestadoras de serviços de telecomunicações investiram R$ 28 bilhões em 2016, especialmente em expansão de infraestrutura, ampliação de cobertura e melhoria da qualidade dos serviços. O nível elevado de investimentos mostra a confiança do setor no País, mesmo com as crescentes dificuldades, como aumento da carga tributária, baixas margens de retorno e pesado custo regulatório.