Teles buscam acordo global para roaming de dados

Para evitar que o roaming de dados passe pelos mesmos problemas do roaming de voz- onde o preço da tarifa fica, muitas vezes, inacessível para o consumidor, a GSM Association (GSMA) anunciou que 24 grupos internacionais de operadoras móveis concordaram em adotar uma série de medidas comuns para aumentar a transparência na cobrança de roaming de dados em viagens no exterior.

Entre os signatários do acordo estão três grupos que atuam no Brasil: América Móvil (controladora da Claro), Telefónica (controladora da Vivo) e Telecom Itália (controladora da TIM). Ao todo, os 24 grupos representam mais de quatro bilhões de linhas móveis.

No acerto conduzido pela GSMA, as operadoras passarão a adotar três medidas básicas: 1) envio de uma mensagem de texto informando os preços de roaming de dados assim que o assinante chegar ao exterior; 2) implementação de um limite mensal de gastos com roaming de dados e envio de alerta quando o usuário se aproximar desse limite; 3) suspensão do serviço quando o usuário atingir o limite pré-estabelecido.

Intenção é que as medidas estejam implementadas até o final deste ano. Participam ainda do acordo as operadoras: AT&T, Axiata Group Berhad, Bharti Airtel, China Mobile, China Unicom, Deutsche Telekom, France Telecom-Orange, Hutchison 3, KT Corporation, MTS, Qtel, SK Telecom, Smart Communications, SoftBank Mobile, Tata Teleservices, Telekom Austria, Telenor, TeliaSonera, Verizon Communications, VimpelCom e Vodafone.

Fonte: Convergência Digital

TV Digital: Ritmo lento de migração acende sinal amarelo no Governo

Luís Osvaldo Grossmann 

O governo parece preocupado com o ritmo de implantação da TV Digital no país – especialmente com a aproximação do prazo previsto para o fim das transmissões digitais, em 2016. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, há algumas dificuldades com as retransmissoras mas o ponto principal seria a troca dos televisores analógicos por digitais pela população – o que pode exigir incentivos para a compra dos novos aparelhos.

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No Brasil, 42% querem o celular no lugar no cartão de crédito

20/06/2012

A Cisco divulgou nesta quarta-feira, 20/06, no CIAB Febraban, uma pesquisa global realizada com 5,3 mil clientes de instituições financeiras de oito países (Canadá, França, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, China e México). O objetivo do estudo foi avaliar a disposição dos clientes em adotar canais alternativos de relacionamento com seus bancos.

De acordo com Philip Farah, diretor da Cisco Internet Solutions para as Américas, o estudo foi motivado pela fusão cada vez maior de canais virtuais e físicos. “Hoje é possível a um consumidor ir a uma loja física e, de lá, consultar a internet para comparar preços.

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