TELEBRASIL em Foco

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Usuários dos serviços de telefonia, nos últimos 11 anos, pagaram R$ 338,5 bilhões em tributos

O brasileiro gastou neste ano, de acordo com balanço do segundo trimestre feito pela TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações, a cada hora, R$ 5,2 milhões em impostos sobre sua conta de telefone. Nos últimos 11 anos, foram R$ 338,5 bilhões em tributos sobre os serviços de telefonia fixa e móvel. Segundo ainda o estudo, os usuários dos serviços de telefonia já pagaram nos seis primeiros meses de 2011 mais de R$ 22,5 bilhões em impostos, que incidiram diretamente sobre o cidadão e impactaram os preços dos serviços.


“Usuários dos serviços de telefonia já pagaram este ano R$ 22,5 bilhões em impostos sobre a conta de telefone

Só os fundos setoriais de telecomunicações recolheram R$ 4,4 bilhões aos cofres públicos no semestre e R$ 49 bilhões desde 2001


Brasília, 6 – Os usuários dos serviços de telefonia já pagaram nos seis primeiros meses de 2011 mais de R$ 22,5 bilhões em impostos, que incidiram diretamente sobre o cidadão e impactaram os preços dos serviços. De acordo com balanço do segundo trimestre feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o brasileiro gastou neste ano, a cada hora, R$ 5,2 milhões em impostos sobre sua conta de telefone. Nos últimos 11 anos, foram R$ 338,5 bilhões em tributos sobre os serviços de telefonia fixa e móvel.

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País fecha primeiro semestre com 287 milhões de acessos dos serviços de telecomunicações

De acordo com balanço trimestral elaborado pela TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações, o Brasil fechou o primeiro semestre de 2011 com 287 milhões de acessos dos serviços de telecomunicações, incluindo telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. Esse desempenho representa um crescimento de 15,8% em relação a junho de 2010, quando havia no País 247,7 milhões de clientes.

“Setor de telecomunicações ativa 102 mil novos acessos por dia

Brasil fecha semestre com 287 milhões de acessos dos serviços de telecomunicações, com crescimento de mais de 15% frente a junho de 2010

Brasília, 5 – O Brasil fechou o primeiro semestre de 2011 com 287 milhões de acessos dos serviços de telecomunicações, incluindo telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. De acordo com balanço trimestral, elaborado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), esse desempenho representa um crescimento de 15,8% em relação a junho de 2010, quando havia no País 247,7 milhões de clientes.

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TELEBRASIL: Seminário apresenta experiências internacionais de avaliação da banda larga

O modelo de medição da qualidade de banda larga proposto no Brasil, utilizando um software no terminal de acesso do usuário, não encontra paralelo na experiência internacional. Quem afirma é o diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e do Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) Carlos Duprat, durante o evento da TELEBRASIL para discutir o assunto.


“Experiências internacionais de avaliação da banda larga são apresentadas em seminário promovido pela TELEBRASIL

Brasília, 1º – O modelo de medição da qualidade de banda larga que vem sendo proposto no Brasil, utilizando um software no terminal de acesso do usuário, não encontra paralelo na experiência internacional. Essa avaliação foi feita há pouco pelo diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e do Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) Carlos Duprat, durante seminário para discutir o assunto.


Pela manhã, representantes da consultoria Price Waterhouse Coopers mostraram que nenhum dos dez países que concentram 80% dos assinantes de banda larga do mundo implantou regulamentação para atingimento de padrões de qualidade para a banda larga.

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TELEBRASIL: Seminário vai debater qualidade da banda larga no País

Em evento organizado pela TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações, especialistas internacionais e brasileiros debaterão métodos de avaliação da qualidade da banda larga no Brasil. Denominado Modelo de Avaliação da Qualidade de Acesso à Internet em Banda Larga, o seminário ocorrerá durante todo o dia 1º de setembro, na sala Tamboril, no Hotel Mercure Brasília Eixo, a partir das 9 horas.

“Especialistas debatem métodos de medição da qualidade da banda larga em seminário da Telebrasil

Brasília, 29 – Especialistas internacionais e brasileiros debaterão em seminário promovido pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) métodos de avaliação da qualidade da banda larga no Brasil. O evento, denominado Modelo de Avaliação da Qualidade de Acesso à Internet em Banda Larga, ocorrerá durante todo o dia 1º de setembro, na sala Tamboril, no Hotel Mercure Brasília Eixo, a partir das 9 horas.


Entre os convidados internacionais, estão representantes das consultorias SamKnows e Price Waterhouse Coopers. Também participarão do evento expositores do CPqD e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

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TELEBRASIL promove encontro para avaliar qualidade da banda larga

A TELEBRASIL promoverá, no dia 1º de setembro, seminário para discutir métodos de avaliação da qualidade da banda larga no Brasil. O evento, denominado Modelo de Avaliação da Qualidade de Acesso à Internet em Banda Larga, contará com a presença de representantes de consultorias internacionais, que falarão sobre as experiências de diversos países sobre o assunto, e de empresas e entidades brasileiras, como a Fundação CPqD, o Comitê Gestor de Internet (CGI.br) e a consultoria LCA.


“Qualidade dos serviços de banda larga será discutida em seminário promovido pela Telebrasil


Para aprofundar a discussão do tema, o SindiTelebrasil pede mais prazo para as consultas públicas dos regulamentos que tratam do assunto


Brasília, 23 – A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) promoverá, no dia 1º de setembro, seminário para discutir métodos de avaliação da qualidade da banda larga no Brasil. O evento, denominado Modelo de Avaliação da Qualidade de Acesso à Internet em Banda Larga, contará com a presença de representantes de consultorias internacionais, que falarão sobre as experiências de diversos países sobre o assunto, e de empresas e entidades brasileiras, como a Fundação CPqD, o Comitê Gestor de Internet (CGI.br) e a consultoria LCA.

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Banda larga: 18 milhões de novos acessos em 15 meses

Desde maio de 2010, foram ativados 18,4 milhões de novos acessos em banda larga em todo o País. No período, o ritmo de ativação foi de um novo acesso a cada dois segundos, o que permitiu alcançar 45,7 milhões de conexões fixas e móveis em julho de 2011. A infraestrutura de banda larga fixa chegou nos últimos 15 meses a mais de 600 cidades, alcançando todos os 5.565 municípios de todo o País. A rede de banda larga móvel dobrou de tamanho e já está em 1.594 municípios, que concentram 76% da população.

“Mais de 18 milhões de novos acessos em banda larga foram ativados nos últimos 15 meses

Redes de banda larga móvel chegam a 10 municípios por semana e já alcançam cidades com menos de 8 mil habitantes.

Brasília, 23 - Nos últimos 15 meses foram ativados 18,4 milhões de novos acessos em banda larga em todo o País, um crescimento de 67% em relação a maio de 2010, quando foi editado o decreto que institui o Plano Nacional de Banda Larga e havia no Brasil 27,4 milhões de conexões à internet rápida. Nesse período, o ritmo de ativação foi de um novo acesso a cada dois segundos, o que permitiu alcançar 45,7 milhões de conexões fixas e móveis em julho de 2011.

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UIT faz apelo solicitando um comprometimento internacional em favor da Banda Larga

"A congestão da rede vai de mal a pior". Com este título de impacto, a UIT – União Internacional de Telecomunicações divulga comunicado em que o secretário-geral da entidade, Hamadoun Touré, declara que "os Governos adotem medidas urgentes, em apoio do crescimento da Banda Larga Móvel". Leia, a seguir, um resumo contendo a essência do comunicado.

Declarações dadas pelo secretário-geral da UIT, Dr. Hamadoun Toure:


· Governos precisam tomar medidas urgentes para apoiar o crescimento da banda larga móvel

.
· Acelerar a implantação de fibras e aumentar a disponibilidade de espectro: essencial para evitar gargalos na rede.


· Estima-se que o número de smartphones deverá crescer de 500 milhões de unidades, uso hoje em dia, até 2 bilhões em 2015: esses usuários demandam um volume médio de dados cinco vezes maior do que usuários de telefones móveis comuns.

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Aprovação do PLC 116/10 amplia acesso aos serviços convergentes

As novas regras para o setor de TV a cabo, aprovadas, dia 16 de agosto, pelo Senado Federal, ampliarão a oferta de serviços convergentes, incentivarão a concorrência e, consequentemente, provocarão a redução dos preços para o assinante, aumentando a penetração do serviço e colocando o Brasil entre as lideranças da moderna sociedade do conhecimento. O projeto de lei PLC 116/2010, com uma nova legislação para o setor de TV por assinatura, seguirá agora para sanção presidencial.


“Novas regras ampliarão o acesso da sociedade aos serviços convergentes: banda larga, TV por assinatura e telefonia


Aprovação do PLC 116/2010 incentiva a ampliação da cobertura e a expansão da banda larga por meio da oferta de serviços convergentes


Brasília, 16 – As novas regras para o setor de TV a cabo, aprovadas dia 16 de agosto pelo Senado, ampliarão a oferta de serviços convergentes, incentivarão a concorrência e consequentemente provocarão a redução dos preços para o assinante, aumentando a penetração do serviço e colocando o Brasil entre as lideranças da moderna sociedade do conhecimento. O projeto de lei PLC 116/10, com uma nova legislação para o setor de TV por assinatura, seguirá agora para sanção presidencial.

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TELEBRASIL registra: "Leis estaduais e municipais esdrúxulas causam transtornos e prejuízos às empresas e provocam uma interminável guerra na Justiça"

A IstoÉ Dinheiro, em 22 de julho último, publicou na edição nº 720, seção de Economia, a matéria assinada por Guilherme Queiroz "Cortesia com o Chapéu Alheio – Leis estaduais e municipais esdrúxulas causam transtornos e prejuízos às empresas e provocam uma interminável guerra na Justiça".

“Cortesia com o Chapéu Alheio - Leis estaduais e municipais esdrúxulas causam transtornos e prejuízos às empresas e provocam uma interminável guerra na Justiça

Por Guilherme Queiroz


Há pouco mais de um ano, as operadoras de telefonia celular em Mato Grosso do Sul são obrigadas a conceder 50% de desconto na conta para consumidores que sofrem de distúrbios da fala – ou gagueira. Conhecida no setor como a Lei do Gago, ela foi proposta com a boa intenção de equacionar a conta de quem, devido ao problema, inevitavelmente demora mais ao telefone.

“O celular é um instrumento de trabalho e pago R$ 3,5 mil de conta por mês”, disse o deputado estadual Diogo Tita (PPS), autor do projeto apresentado em 2009 e aprovado no ano passado. “Se fosse gago, seriam R$ 10 mil.”

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O rumo e o prumo do CPqD – II

A Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – singra, há 35 anos, as águas de margens, nem sempre, plácidas das Tecnologias de Informação e Comunicação. O CPqD, graças à sua persistência e reunindo talentos, constitui um florão brasileiro da inovação no segmento das TICs na América Latina. Confira, aqui, entrevista exclusiva com o presidente da entidade, Hélio Marcos Machado Graciosa, com sua visão objetiva sobre o centro.


A Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – é uma Associada TELEBRASIL.


Sobre a criação de empresas pelo CPqD, assim se expressou Hélio Graciosa: "além do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, vamos ao mercado e criamos empresas". Ressaltou o presidente que a criação de empresas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento é mais uma maneira de colocar tecnologia na rua e de gerar mais riqueza para o País. O conjunto dessas empresas denomina-se o "Universo CPqD", um nome obtido por consenso.

Girando a roda da inovação – o universo CPqD


A Padtec pertence 2/3 ao CPqD e o restante, à “ideias net”, uma companhia que investe em empresas do setor de TMT – tecnologia, mídia e telecomunicações. A Padtec foi criada em 1999 e, em 2001, sofreu um upgrade. Oito anos depois, adquiriu a empresa high-tec israelense CIVCOM, detentora de alta tecnologia em sofisticados módulos opto – eletrônicos, com compensadores de dispersão (MDCM – manageable dispersion compensator modules). Hoje, ela é líder em sistemas para comunicações ópticas da América Latina.

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