TELEBRASIL em Foco

O TELEBRASIL Em Foco é a newsletter da TELEBRASIL, na qual abordamos as principais notícias do setor e as novidades da Associação. Caso você queira receber nossos informativos, cadastre-se aqui.

Caso você tenha perdido alguma edição, acesse abaixo o conteúdo online.

Alencastro, o general das telecomunicações

Reproduzimos aqui texto do ex-ministro das Comunicações (02), Juarez Quadros, sobre o general José Antonio de Alencastro e Silva, falecido em 29 de novembro de 2011. O autor, engenheiro eletricista, foi diretor da Telebrás e exerce atualmente atividades de consultoria, em Brasília (DF). Juarez Martinho Quadros do Nascimento é membro do Conselho Consultivo da TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações.

Faleceu em 29 de novembro de 2011, em Brasília, o General José Antonio de Alencastro e Silva. Nasceu em 14 de abril de 1918, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Militar de escol, oriundo da arma de Cavalaria, iniciou sua longa carreira técnica na área de telecomunicações ao se formar na Escola Técnica do Exército (uma das origens do Instituto Militar de Engenharia – IME).

Era casado com Eny Etienne Dessaune Alencastro e Silva (Nini), com quem teve dois filhos, Antonio Francisco (Já falecido) e Lúcia Helena. General do Exército Brasileiro, onde comandou postos-chaves, foi também engenheiro da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), vice-presidente do Contel (Conselho Nacional de Telecomunicações), presidente da Cetel (Companhia Telefônica do Rio de Janeiro) e da Companhia Telefônica de Minas Gerais (CTMG) depois denominada Telemig, para posteriormente presidir a Telebrás.

Quando Alencastro assumiu a presidência da Telebrás, em março de 1974, a empresa existia há menos de dois anos. Criada ao final de 1972 fazia parte do grande projeto estratégico de integrar o País por meio das telecomunicações. Esse era o desejo de Alencastro: fazer o Brasil falar.

icon Leia mais