TELEBRASIL defende potencial de inclusão da TV digital para a inclusão social

O superintendente-executivo da Associação Brasileira de Telecomunicações, Cesar Rômulo, compareceu à Comissão Geral, da Câmara dos Deputados, apresentando no dia 8 de fevereiro último, o ponto de vista oficial da entidade sobre televisão digital.

Transcrevemos, a seguir, as palavras do superintendente-executivo da TELEBRASIL, Cesar Rômulo, ocupando os cinco minutos que lhe foram concedidos pelo presidente da Comissão Geral, deputado Walter Pinheiro (PT-BA):

“Sr. presidente, deputado Walter Pinheiro, Sras. e Srs. deputados, companheiros do setor de telecomunicações, incluindo radiodifusão, represento aqui a TELEBRASIL, associação que congrega o segmento do setor de telecomunicações que teve a responsabilidade, a capacidade e a competência de implementar as disposições da Lei Geral de Telecomunicações, aprovada nesta Casa, lei que deu origem a uma revolução nas telecomunicações.

Hoje, contamos com cerca de 130 milhões de assinantes; produzimos cerca de 100 bilhões de reais, equivalente a 7% do PIB; recolhemos 23 bilhões de reais de tributos. Por isso tudo e por termos cumprido com sucesso as determinações legais, temos o direito de solicitar aqui à sociedade e aos senhores que ouçam nossas considerações a respeito dessa revolução tecnológica que nos atinge.”

Após ter demonstrado a importância e a posição que o setor de telecomunicações representa para o Pais, o orador enfocou o tema da televisão digital, enfatizando sua importância como instrumento de inclusão social:

“Entendemos que a televisão digital é um poderosíssimo instrumento de inclusão social, e assim deve ser tratada.

Não estamos aqui para discutir ou defender padrões, mas para trazer à consideração dos senhores que entendemos ser esta oportunidade raríssima de produzirmos uma verdadeira revolução social neste País: a inclusão de cerca de 140 milhões de pessoas, utilizando a competência dos radiodifusores brasileiros.

Não estamos aqui para nos digladiarmos com os radiodifusores, mas para somarmos esforços a fim de resolver um grande problema nacional: a exclusão social.”

Fez ver o orador que este é o momento oportuno para o estabelecimento de um verdadeiro pacto nacional, para atender ao desafio da inclusão digital:

“Neste momento ímpar por que passa a sociedade brasileira, teremos a oportunidade, junto com os Srs. Congressistas, de construirmos um verdadeiro pacto nacional para resolver essa grande demanda.

Não vamos discutir padrões. Queremos participar das discussões sobre o modelo de serviços, a melhor utilização do espectro, a rede de freqüência única, os planos de outorga de radiodifusão e também sobre como melhor atender à população brasileira.

Essa nova tecnologia permitirá que a sociedade defina novos serviços de telecomunicações, incluindo a radiodifusão.”

O representante da TELEBRASIL disse o que o setor de telecomunicações deseja:

“Nossa intenção é ter participação ativa, lado a lado com o setor de radiodifusão, para ver como melhor aproveitar o espectro eletromagnético; como melhor utilizar as redes de telecomunicações implantadas à disposição da sociedade brasileira, em cumprimento à determinação da Lei Geral de Telecomunicações, e como melhor aproveitar essa rede, com interatividade, mobilidade e portabilidade.


Nossa intenção é prestar melhores serviços à sociedade brasileira.“

Ao término de sua exposição, Cesar Rômulo reiterou que o atual desafio da televisão digital não é a escolha entre padrões tecnológicos e sim como construir um pacto nacional:

"O nosso desafio, como disse, não é escolher o padrão, mas termos a competência de, juntos, construir esse verdadeiro projeto nacional. Temos de trabalhar juntos para atender a essa enorme demanda pela inclusão social.


Obrigado aos senhores.”

Cesar Rômulo participou da Comissão Geral sobre TV Digital, que ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), no dia 8 de fevereiro de 2006. Deram seus depoimentos à Comissão Geral, da Câmara dos Deputados, um amplo espectro de representantes de atores ligados tema TV Digital, incluindo o mundo acadêmico e de pesquisa, meios de comunicação de massa, indústria eletrônica e de software, telecomunicações e tecnologia da informação e da sociedade.

O deputado Walter Pinheiro (PT-BA), ao encerrar o evento, destacou que “os diversos setores envolvidos tiveram a oportunidade de se manifestar”. O parlamentar ressaltou que a Câmara “continuará discutindo o assunto, em Seminário que abordará o tema e previsto para ocorrer em março próximo”.

cadastre sua empresa

Convênios e Parcerias

convenios-firmados-telebrasil

Fique Informado!

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Recomende aos amigos!

TELEBRASIL


foto-localizacao-telebrasil 

Razão Social: TELEBRASIL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES
Tel.: +55 (21) 2244-9494
Fax:+55 (21) 2542-4092
CNPJ/MF: 42.355.537/0001-14
Inscrição Municipal: 01.062.450

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.