2019: A hora de o Brasil priorizar as Telecomunicações

Os presidentes das prestadoras de serviços de telecomunicações falaram à Newsletter da Telebrasil sobre as suas expectativas para o setor no próximo ano, com o governo Jair Bolsonaro. Para os presidentes, o Brasil precisa fomentar, e rápido, a economia digital que colocará o País no século 21. Comentaram ainda as tendências que estão se tornando realidade, como Internet das Coisas, Cidades Inteligentes e 5G.


Por uma política pública de fomento à economia digital

O ano de 2019 será muito promissor para as telecomunicações, assegura o presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações e presidente do Grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia.
Leia mais

Telecomunicações são
essenciais para o Brasil

Para o presidente do grupo Claro, José Félix, o setor fornece ferramentas de produtividade e por isso deve ser visto pelo Estado como prioridade.
Leia mais

Tudo será digital em muito
pouco tempo

Telecomunicações são a própria digitalização, e todas as prestadoras estão investindo muito para se tornarem digitais, observa Eurico Teles, presidente da Oi.

Leia mais


Telecomunicações precisam entrar na agenda prioritária do Governo

"Nós não vamos resolver os problemas analógicos sem as ferramentas digitais. Telecomunicações são a locomotiva do processo de digitalização", afirma o presidente da Telefônica Vivo, Eduardo Navarro.
Leia mais

O ano de 2019 marcará a volta do crescimento do setor e do consumo

As telecomunicações têm de ser prioridade de governo pelo diferencial de competitividade que dão ao País, destaca o presidente da TIM Brasil, Sami Foguel.

Leia mais


A hora é de preparar profissionais em quantidade e qualidade

Apenas com Internet das Coisas e 5G, estima-se que o Brasil vai precisar de até 200 mil novos profissionais qualificados, observa o secretário-geral da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação, Cesar Rômulo.
Leia mais

GSMA: tudo será radicalmente
diferente com o 5G

Ao mudar a vida dos consumidores, a tecnologia exige toda a transformação do ecossistema de telecomunicações, avalia o gerente de Estratégia da GSMA na América Latina, Fabio Moraes.
Leia mais

Com taxação excessiva, Brasil corre sério risco de perder o bonde da economia digital

O principal analista da consultoria Ovum na América Latina, Ari Lopes, adverte que o desenvolvimento da indústria 4.0 - dentro de um contexto de uma infraestrutura com modelos de negócios que não se sustentam - será muito aquém do desejado e haverá implicações sérias para o futuro do País.
Leia mais

Regulador da Costa Rica avalia que
deve ser de 20 anos o prazo de
concessão para oferta do 5G

Para Gilbert Camacho, conselheiro da Sutel, órgão regulador da Costa Rica, o prazo é necessário para que as prestadoras possam recuperar o alto aporte de recursos, não apenas na aquisição das licenças, mas também na construção da nova infraestrutura.
Leia mais

Banda larga móvel puxa o crescimento econômico

Estudo da União Internacional de Telecomunicações mostra que, a cada 10% de penetração das conexões internet, o Produto Interno Bruto é puxado em 0,8%, se forem acessos fixos, e até 1,5% no caso da banda larga móvel.
Leia mais

Brasil despenca em ranking de competitividade

País ocupa a 125ª posição em habilidades digitais e é o penúltimo colocado, perdendo apenas para a Venezuela, como preparado para o futuro. Os dados são do ranking internacional de competitividade do Fórum Econômico Mundial.
Leia mais

Painel Telebrasil 2019

A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília.
Saiba mais em http://paineltelebrasil.org.br

A hora é de preparar profissionais em quantidade e qualidade

Apenas com Internet das Coisas e 5G, estima-se que o Brasil vai precisar de até 200 mil novos profissionais qualificados, observa o secretário-geral da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação, Cesar Rômulo.
Leia mais

Procuram-se interessados em atuar na transformação digital

Há vagas disponíveis nas empresas, mas faltam profissionais qualificados para ocupá-las, apontam estudos da Michael Page e da Fundação Getúlio Vargas. As oportunidades de trabalho vão muito além daquelas para especialistas em TICs e se expandem para finanças, educação, saúde, agricultura e governo, entre outras.
Leia mais

Softex: Brasil vai perder R$ 167 bilhões nos próximos cinco anos por falta de profissionais de TICs

Na área, a carência vai ultrapassar 400 mil profissionais até 2022. “O Brasil tem pressa. Tem que agir rápido”, sustenta o presidente da entidade, Rubén Delgado.
Leia mais

Formar gente é decisivo para o Brasil ambicionar um lugar na economia do futuro

Segundo o reitor do ITA, Anderson Correia, não há como simplesmente importar os profissionais da economia digital. “Tem que formar, e isso leva anos.”
Leia mais

Governo e empresas precisam ser parceiros na requalificação para um Brasil digital

“O fosso entre oferta e demanda no ambiente digital tende a ser cada vez mais profundo. É o grande desafio dos próximos anos”, avalia o secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Rafael Moreira.
Leia mais

No BNDES, TICs são o pilar da mudança estratégica

A expansão da banda larga é crucial para reduzir as desigualdades econômicas e sociais, observa o diretor do departamento de TICs do BNDES, Ricardo Rivera.
Leia mais

Saber falar a língua dos dados será obrigação para o profissional de TICs

Se até há bem pouco tempo o inglês era o ponto obrigatório, agora, além da língua estrangeira, a exigência é por especialista que saiba interpretar a linguagem dos dados, pontua o professor do departamento de Informática da PUC-Rio Hélio Lopes.
Leia mais

Revisão do modelo de formação de mão de obra é urgente no Brasil

O conhecimento técnico e científico é muito importante, mas não resolve todas as demandas exigidas pela transformação digital, adverte o professor da Fundação Getúlio Vargas Pablo Cerdeira.
Leia mais

Confiança digital só acontecerá com união entre Governo, empresas e sociedade

A educação digital exige uma política de longo prazo e não pode ser voltada apenas para quem faz a tecnologia, mas também precisa ser direcionada para quem a consome, sinaliza o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC, José Gontijo.
Leia mais

Brasil só recupera a competitividade com investimento em educação

Para o consultor de TICs Cezar Taurion, as novas tecnologias, entre elas, a inteligência artificial, não chegaram para tirar o lugar de ninguém. “Ao contrário, elas chegaram para fazer o ser humano atuar onde tem mais capacidade.”
Leia mais

Rio de Janeiro sedia 6ª edição do Global 5G Event

Evento, que acontece nos dias 28 a 30 de novembro, é um fórum para as principais organizações 5G discutirem os avanços em pesquisa e desenvolvimento para a tecnologia.
Leia mais

Antenas são essenciais para usar o celular

Ninguém mais vive sem celular, mas o celular não funciona sem antenas.
Assista

Governo, Anatel e prestadoras criam força-tarefa para incentivar adequação dos municípios à Lei Geral das Antenas

Mobilização é para mostrar aos gestores públicos que quanto mais infraestrutura disponível, melhores serão os serviços prestados ao cidadão e mais recursos serão destinados à economia local.
Leia mais

Anatel: antenas de celulares não fazem mal à saúde dos brasileiros

Agência enfatiza que são utilizados os mais modernos sistemas de controle para assegurar o cumprimento dos limites de radiação determinados pela Organização Mundial da Saúde.
Leia mais

São Paulo precisa de mais redes para ser uma cidade inteligente

"Sem a aprovação do PL das Antenas, que está na Câmara dos Vereadores, será muito difícil que o avanço da tecnologia aconteça", adverte o secretário de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo, Daniel Annenberg.
Leia mais

Conectividade de tudo só funciona com antenas

As restrições à infraestrutura afetam o 4G e podem travar o 5G no Brasil, alerta o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude.
Leia mais

Dados em movimento exigem mais
infraestrutura de TICs

O presidente-executivo da Febratel, Eduardo Levy, adverte que as novas tecnologias - 5G e Internet das Coisas - demandam uma quantidade muito maior de antenas do que o 4G e o 3G. Hoje, o Brasil contabiliza 90 mil antenas ativadas, o mesmo número da Itália, que tem o tamanho do Rio Grande do Sul.
Leia mais

São Paulo tem 700 pedidos na fila para
instalação de antenas

Maior cidade do Brasil não autoriza instalação de novas ERBs há mais de cinco anos.
Leia mais

Painel TELEBRASIL será vitrine
de soluções com TICs

A edição 63 do Painel Telebrasil, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2019, em Brasília, terá como atração o FórumGovTIC.
Leia mais


Cobertura 4G cresce 44% em um ano

Redes 4G já chegam a 4.122 municípios, onde mora 94,4% da população do País. Um avanço ainda maior demanda uso de fundos setoriais e atualização do marco regulatório.
Leia mais

Blockchain é ferramenta para cortar a burocracia

Para o deputado federal Otavio Leite (PSDB/RJ), antes de regular o tema, o Congresso deve aprender mais sobre as aplicações possíveis.
Leia mais

Prestadoras investem em ações de melhoria e índice de reclamações cai

O número de reclamações na Anatel, no primeiro semestre, caiu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado, e o mês de julho confirmou a tendência de queda, com uma redução de 13% em relação ao mesmo mês em 2017.
Leia mais

Mercado de TICs somou R$ 349,65 bilhões no Brasil

Os dados são referentes a 2017 e a projeção para 2018 é de um crescimento de 4,1%, a partir da adoção de novas tecnologias, entre elas, Internet das Coisas. As aplicações de nuvem também demandam investimentos e apresentam crescimento de dois dígitos.
Leia mais

4G em 700 MHz fica disponível em todas as capitais do País

Um ano antes do prazo previsto, o 4G em 700 MHz - que permite uma transmissão até três vezes maior do que a atual do sinal móvel - está liberado em todas as capitais. No primeiro semestre, o 4G, nas faixas de 1,8 GHz, 2,5 GHz ou 700 MHz, estava ativado em 4.071 municípios brasileiros, onde mora 94% da população.
Leia mais

ESPECIAL PRIVATIZAÇÃO 20 ANOS

Planejar o Brasil Digital passa por priorizar as Telecomunicações

Em duas décadas, o País universalizou a telefonia fixa, tornou a telefonia móvel uma realidade e a Internet transformou a vida do cidadão. Pensar o futuro e planejar o Brasil Digital é uma prioridade. O momento é de escrever uma nova história.
Leia mais

20 anos depois, o setor de telecom e os clientes passaram por uma revolução e anseiam por um Brasil Digital

O Brasil avançou muito nessas duas décadas pós privatização e, na opinião dos CEOs das prestadoras de serviços de telecomunicações no País, agora, é preciso olhar o futuro, que passa pela digitalização dos serviços e pela massificação da banda larga. As Telecomunicações precisam ser protagonistas para acelerar a revolução digital.
Leia mais

Privatização colocou o Brasil na vanguarda das telecomunicações

Para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, duas décadas depois, o País caminha lado a lado das nações mais avançadas na oferta das modernas tecnologias.
Leia mais

Anatel: números expressam o sucesso do modelo

O presidente da agência reguladora, Juarez Quadros, destaca o salto de qualidade com o fim do monopólio estatal. “As empresas investem cerca de R$ 30 bilhões anualmente, enquanto o Sistema Telebrás não conseguia fazer investimentos maiores que R$ 1 bilhão ao ano.”
Leia mais

Governo precisa usar fundos setoriais em telecom

Como destaca o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a redução das desigualdades regionais precisa do uso efetivo desses recursos, que há duas décadas são utilizados para outras destinações.
Leia mais

Sucesso à parte, legislação precisa ser atualizada

O passado se cumpriu e, agora, é pensar em uma nova etapa que é a banda larga, cobrou o deputado Vitor Lippi (PSDB/SP).
Leia mais

Privatização ampliou recursos de Pesquisa & Desenvolvimento em telecomunicações

Integrante da CCT na Câmara, deputado Fabio Sousa (PSDB-GO) ressalta a ampliação das oportunidades com a telefonia móvel.
Leia mais

Estamos perdendo a hora da mudança nas telecomunicações

Os professores de Direito Econômico da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP), Caio Pereira Neto, e do programa de pós-graduação lato sensu da FGV Direito SP (GVlaw), Mateus Adami, advertem que é urgente a necessidade de revisão das regras de exploração dos serviços no setor.
Leia mais

Expansão das telecomunicações garantiu crescimento econômico ao Brasil

A economista Claudia Viegas, da LCA Consultores, destaca que mesmo com dificuldades as empresas levaram redes e serviços para regiões de baixa viabilidade econômica.
Leia mais

Legislação precisa migrar do passado para o futuro

O modelo implantado há 20 anos foi exitoso, introduziu a competição, mas a regulação ficou velha e precisa ser renovada, afirma o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude.
Leia mais

Telecomunicações têm papel decisivo na transformação digital

Para o diretor da Frost & Sullivan, Renato Pasquini, o modelo atual ficou arcaico e precisa ser revisto o quanto antes para assegurar celeridade na expansão da fibra óptica.
Leia mais

Parecer reduz a zero tributos incidentes sobre Internet das Coisas

Projeto de lei na CCTCI da Câmara conta com o apoio do relator, deputado Eduardo Cury (PSDB/SP), e também dispensa licença prévia para equipamentos de comunicação máquina a máquina.
Leia mais

Cobrança de taxas inviabiliza Internet das Coisas

Co-autor do PL 7.656/17, que zera impostos para IoT, o deputado Odorico Monteiro (PSB-CE) lembra que os dispositivos estarão disseminados e gerando milhares de transações.
Leia mais

Brasil está atrasado na definição
de políticas para IoT

Deputado federal e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PT-RJ) questiona a ausência de políticas governamentais para dar suporte a essa inovação.
Leia mais

BNDES financia ecossistema de IoT

Objetivo do banco de fomento é estimular uso de casos em cidades inteligentes, áreas rurais e saúde. Cronograma prevê indicar as selecionadas no final de outubro. Primeira chamada pública tem R$ 20 milhões em financiamentos não reembolsáveis.
Leia mais

Roubo de infraestrutura de telecomunicações é crime grave e precisa ser punido como tal

Furtos de cabos e equipamentos deixam milhares sem conexão e serviço e devem ser punidos para desestimular as ações criminosas, sustenta o deputado federal Sandro Alex (PSD/PR).
Leia mais

Uso do Funpen evita contingenciamento a bloqueadores de celular

No Senado, projeto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos e tem parecer favorável na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática.
Leia mais

Operação nacional da Anatel impede comercialização de 25 mil equipamentos de telecomunicações irregulares

Entre os produtos lacrados, estão roteadores, equipamentos óticos e de rede, além de grandes volumes de telefones IP.
Leia mais

Aprovação do PLC 79/16 abre espaço
para mais serviços via satélite

Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélite (Sindisat), Luiz Otavio Prates, diz que o País precisa reduzir os entraves tributários para massificar o acesso a serviços digitais em regiões atendidas pelos satélites.
Leia mais

Com mais infraestrutura, PMEs aumentam
o consumo de internet no Brasil

Estudo TIC Empresas 2017, lançada pelo CGI.br, por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), revela que o patamar de uso da rede por microempresas chegou a 88%.
Leia mais

Transformação digital dos bancos passa
pela massificação do uso dos smartphones

O banco pelo celular já representa pouco mais de um terço – 35% - das transações bancárias, ficando à frente da internet, dos ATMs e dos PoS. Instituições financeiras definem os smartphones como ferramenta de fidelização dos correntistas.
Leia mais

Telecomunicações precisam estar na agenda prioritária de Governo

De acordo com o presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia, a indústria está ávida para fazer investimentos, mas é preciso que se definam políticas públicas que deem prioridade ao Brasil Digital.
Leia mais

Brasil necessita desbloquear dinheiro velho para investir em banda larga

A afirmação é do presidente da Telefônica Vivo, Eduardo Navarro. Segundo ele, a digitalização precisa estar na agenda pública de todos os candidatos a cargos eletivos. “O momento é perfeito para termos um compromisso”, observa.
Leia mais

PLC 79 tem de ser aprovado com urgência para liberar investimentos à digitalização

O presidente da Oi, Eurico Teles, afirma que as operadoras têm toda a capacidade para modernizar o Brasil, mas precisam de políticas públicas que incentivem os investimentos em novas infraestruturas.
Leia mais

Brasil Digital: o momento é de fazer

Os projetos e as ideias estão à mesa e já foram muito debatidos; o momento é de agir, adverte o presidente da Algar Telecom, Jean Carlos Borges.
Leia mais

Serviços digitais devem ser relevantes para o consumidor

A digitalização no Brasil não avança mais rápido porque os investimentos do setor não são potencializados como deveriam devido aos entraves regulatórios e tributários, diz o vice-presidente de Assuntos Regulatórios da TIM Brasil, Mario Girasole.
Leia mais

Digitalização é indutora de produtividade

O CEO da Claro, Paulo César Teixeira, enfatiza a relevância da aprovação do marco regulatório o quanto antes. ”A complexidade do Brasil exige que se façam investimentos em infraestrutura digital.”
Leia mais

Brasil Digital requer uma força-tarefa para a capacitação dos profissionais

Para o chairman da Nokia na América Latina, Aluizio Byrro, não adianta ter plataformas, equipamentos e software se as pessoas não estiverem preparadas para a digitalização. “O momento é de mudar a cabeça não só dos profissionais, mas também das empresas.”
Leia mais

País precisa avançar na infraestrutura para gerar mais serviços eletrônicos

Um dos passos é a inclusão de políticas de fomento à banda larga, com a atualização do marco regulatório do setor, que completou 20 anos, salienta o diretor de Relações Governamentais da Huawei, Carlos Lauria.
Leia mais

Internet das Coisas exige financiamento para pesquisa & desenvolvimento

Se o Brasil quer ter um lugar de destaque no mercado de IoT, o governo terá de criar políticas de fomento a essa nova era de serviços, de acordo com o diretor de Relações Governamentais da Qualcomm Brasil, Francisco Giacomini.
Leia mais

Software é o caminho para um horizonte mais saudável rumo à inovação no Brasil

Para o diretor de Relações Institucionais da Ericsson Brasil, Tiago Machado, além de destravar os investimentos, com a aprovação do PLC 79, o País precisa de uma política nacional que fomente o desenvolvimento de software, que é o futuro das novas tecnologias, como o 5G.
Leia mais

Excesso de impostos reduz o consumo de serviços digitais no Brasil

O setor de Telecomunicações foi um dos escolhidos pelo Governo como um arrecadador de impostos, admite o deputado federal, Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR). Parlamentar sugere criação de uma legislação única e uma arrecadação que terá como pilar o uso da Tecnologia.
Leia mais

Economia digital pede uma tributação do século 21

Para o professor de Direito Tributário da USP Luís Eduardo Schoueri, o caminho para reduzir impostos no Brasil é o da unificação. Ele sugere que é hora de acabar a separação entre bens e serviços.
Leia mais

Projeto de Lei é a saída para o Fust ser usado na infraestrutura de banda larga

Conselheiro da Anatel Aníbal Diniz defende que o setor público precisa fazer a sua parte e articular um financiamento público para levar redes de telecomunicações aonde não há competitividade para o setor privado.
Leia mais

Juiz de Fora e Uberlândia são líderes em rankings de cidades com serviços inteligentes e amigas da internet

Pesquisas elaboradas pela consultoria Teleco, a partir da avaliação de 100 municípios, comprovam que quanto mais conectividade, mais serviços digitais são ofertados ao cidadão brasileiro. Os rankings foram divulgados no Painel Telebrasil 2018.
Leia mais

São Paulo e Porto Alegre trabalham para ter uma legislação mais favorável à infraestrutura

As capitais paulista e gaúcha querem, com uma legislação mais ágil e sem burocracia para a instalação de antenas, retirar as restrições e aumentar a oferta de Internet e telefonia à população ainda este ano.
Leia mais

Brasil se prepara para novos serviços da tecnologia 5G

5G será o motor da nova economia digital. Em novembro, o País sedia o Global 5G Meeting, evento internacional que debaterá os rumos da padronização e desenvolvimento da tecnologia no mundo.
Leia mais

O futuro digital exige um novo marco regulatório

Os últimos 20 anos foram muito prósperos para as telecomunicações, e os próximos 20 anos exigem uma evolução das regras atuais para se obter maior eficiência dos investimentos das prestadoras, segundo o presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia.
Leia mais

Está nas mãos do Senado Federal garantir mais investimentos em telecomunicações

Para o presidente da CCT do Senado, Otto Alencar, a aprovação do PLC 79/16 é essencial, uma vez que a legislação está obsoleta e precisa ser atualizada para atender ao desejo do usuário brasileiro de ter acesso à internet em qualquer lugar do País.
Leia mais

Brasil precisa criar legislações para atrair o empreendedorismo

Para o novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, deputado Antônio Goulart (PSD-SP), os avanços tecnológicos só vão acontecer se os investimentos estiverem assegurados.
Leia mais

Nova política vai simplificar o financiamento público para o setor

A retomada da tramitação do PLC 79/16, que altera a Lei Geral de Telecomunicações e abre caminho para o fim das concessões de telefonia, é a senha de que o ano de 2018 ainda poderá conhecer outros avanços legais que interessam ao setor.
Leia mais

Big data: o papel da análise de dados nos negócios globais

O mundo discute temas como privacidade, análise de dados e proteção de informações. Como o Brasil se posiciona? O assunto será abordado em workshop que a Telebrasil, em conjunto com a Associação Global GMSA, promove no Painel Telebrasil 2018.
Leia mais

O impacto da tributação no Brasil Digital

O Painel Telebrasil 2018, que acontece de 22 a 24 de maio, em Brasília, terá uma programação especial para debater a cobrança de impostos nos serviços digitais.
Leia mais

Os desafios para o novo ciclo de telecom

A head da área de Telecomunicações, Mídia e Tecnologia da consultoria McKinsey, Marina Cigarini, será a keynote speaker do Painel dos CEOs: “20 anos de privatização e o começo de um novo ciclo”. Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, ela destacou que o dilema mais importante e urgente do País é facilitar os investimentos para tirar os planos do papel, como o Plano Nacional de Internet das Coisas.
Leia mais

5G: uma tecnologia para revolucionar a sociedade

Uma das novidades do Painel Telebrasil 2018 é a realização paralela do IEEE 5G Brazil Summit para discutir os rumos da tecnologia no País e no mundo. ”A próxima geração é ainda mais disruptiva e fará com que pessoas e máquinas fiquem conectadas de forma permanente”, observa o coordenador do evento do 5G, professor Flávio de Oliveira Silva, da UFU.
Leia mais

Governo prevê 850 serviços 100% digitalizados até 2019

Hoje, segundo estudo do Poder Executivo, apenas 38 serviços estão totalmente digitalizados. O governo identificou 1.740 serviços passíveis de digitalização.
Leia mais

Internet das coisas: geração imediata de riqueza para o País

Painel Telebrasil 2018 discute assuntos associados à IoT, entre eles, a modelagem tributária a ser imposta aos serviços.

Leia mais


Governo elege a nova Lei de Telecom como
instrumento de fomento à Estratégia Digital

Instituída pelo presidente Michel Temer, a E-Digital dispõe de um conjunto de 100 ações para impulsionar a digitalização no País nos próximos quatro anos. No eixo referente às TICs, ficou estabelecido o avanço da oferta de banda larga móvel com a massificação do 4G.
Leia mais

Internet das Coisas: imposto demais
inviabilizará a tecnologia no Brasil

Uma das ações elencadas na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital), recém-lançada pelo governo, a massificação dos dispositivos conectados só vai acontecer se o Estado entender que é preciso viabilizar os modelos de negócios, observa o diretor do MCTIC, José Gontijo. Outro ponto destacado é a urgência na capacitação do brasileiro.
Leia mais

Tecnologia é o pilar da reforma tributária

Toda a cobrança de impostos será feita por uma plataforma 100% online, observa o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da proposta, que adverte para a necessidade de a votação acontecer até junho.
Leia mais

IoT é um continente de oportunidades
para o agronegócio

A economia digital instiga a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a massificar o uso da IoT em todos os segmentos da agricultura, diz o presidente da companhia, Cléber Soares.
Leia mais

Cresce a satisfação dos usuários de serviços de telecomunicações em 2017

Pesquisa da Anatel mostra que a telefonia móvel pós-paga passou a ser o serviço mais bem avaliado em satisfação geral no ano passado.
Leia mais

Fundos setoriais de telecomunicações recolheram R$ 4,9 bilhões aos cofres públicos em 2017

Só o Fistel recolheu R$ 2 bilhões, o que inviabiliza aplicações de Internet das Coisas, uma vez que sobre cada chip em operação é cobrado um valor anual de R$ 13,42. Desde 2001, já foram arrecados R$ 91 bilhões para os fundos, mas apenas 8% desse valor foram utilizados para os fins que foram criados.
Leia mais

Apenas 1,2% dos serviços do Governo Federal estão disponíveis para smartphones

O Censo de Serviços Públicos, realizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), constata que mais de 30% dos serviços ainda são prestados exclusivamente no balcão. “O Estado demorou a compreender o novo perfil do cidadão brasileiro”, afirma Gleisson Cardoso Rubin, Secretário interino de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do MPDG.
Leia mais

Anatel faz teste de campo para avaliar frequências para o 5G

Agência reguladora está finalizando um teste de campo com o uso da faixa de 3,5 GHz e também trabalha para o uso das faixas de 26 GHz e 40 GHz.
Leia mais

Agenda da Indústria 4.0 exige o
fortalecimento do setor de TICs

Com menos de 5% das empresas brasileiras podendo ser conceituadas como Indústria 4.0, o governo federal lançou uma agenda, com previsão de investimentos de R$ 8,6 bilhões, para incentivar a modernização do parque fabril nacional com o uso de tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.
Leia mais

Desigualdade digital só acaba
com a redução dos impostos

"O governo cobra das prestadoras e cobra dos equipamentos vendidos ao consumidor. Se os tributos baixassem, haveria um grande impulso para a banda larga", afirma o professor Arthur Barrionuevo Filho, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
Leia mais

Três em cada quatro brasileiros possuem um
telefone móvel para uso pessoal

Pesquisa PNAD Contínua, do IBGE, apura que 138,3 milhões de brasileiros, ou 77,1% da população, tinham celular próprio no fim de 2016. Números mostram a necessidade de definição de políticas públicas que ampliem o acesso da população à internet. Também evidencia a urgência em atualizar as legislações municipais de antenas para melhorar a qualidade dos serviços.
Leia mais

Jovens estão trocando a TV pelo celular

Segundo a gerente da pesquisa PNAD C do IBGE, Maria Lucia Vieira, a mobilidade é o maior diferencial e a razão de o brasileiro estar optando pelo celular.
Leia mais

No Brasil, 35% da população não usa a internet

Maior barreira ao acesso deixou de ser o preço e passou a ser o desconhecimento da ferramenta. A inclusão digital avançou, devido à multiplicação dos smartphones.
Leia mais

Banda larga só será protagonista com a revisão da lei de telecomunicações

A afirmação é do diretor de Banda Larga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Artur Coimbra, com relação aos dados da PNAD C, do IBGE.
Leia mais

Tributo "Zero" para um Brasil no Século XXI

O secretário geral da ConTIC, Febratel, SindiTelebrasil e Telebrasil, Cesar Rômulo, adverte que a excessiva carga tributária imposta ao mercado de telecomunicações é o maior obstáculo para o incremento dos serviços digitais ofertados ao cidadão.
Leia mais

Brasil tem 4.031 projetos de lei sobre telecomunicações

Apesar do volume de projetos, poucos são estruturantes para o setor e capazes de atrair investimentos.
Leia mais

Operadoras da América Latina pagaram 25% das suas receitas em impostos

Estudo da GSMA Intelligence aponta que a indústria móvel representa 5% do Produto Interno Bruto da região, respondendo por 1,7 milhão de empregos.
Leia mais

Indústria 4.0 exige prioridade à tecnologia

Investimento maior é imperativo para o Brasil equiparar-se a outros países nos quesitos competitividade e produtividade.
Leia mais

Big data é investimento para estreitar relacionamento com o consumidor

Prestadoras de serviços de telecomunicações aportam recursos em análise de dados para personalizar produtos e serviços.
Leia mais

Brasil ativa em janeiro 74 celulares 4G por minuto

No primeiro mês do ano, 3,2 milhões de novos chips 4G entraram em operação, somando 105,5 milhões de acessos ativos.
Leia mais

Anatel quer remover 'entulho regulatório'
para tratar de inovação

O presidente do órgão regulador, Juarez Quadros, diz que, em 2018, temas como segurança cibernética, segurança de redes e inteligência artificial vão entrar nos debates da agência. Também informa que haverá leilão de espectro para o serviço móvel pessoal.
Leia mais

TICs são o motor da produtividade no Brasil

Em entrevista exclusiva à Newsletter da Telebrasil, os economistas Ricardo Amorim, Allan Costa e Arthur Igreja, da multiplataforma AAA, afirmam que o Brasil entrou num ciclo positivo da economia, mas precisa reforçar a atenção à transformação digital. “Não dá para perder essa janela de oportunidade por visão distorcida”, advertem.
Leia mais

Transformação digital estabelece um novo
vínculo entre clientes e prestadoras

Melhorar a experiência do consumidor é missão imediata para as prestadoras de serviços de telecomunicações diante dos serviços desejados pela sociedade hiperconectada.
Leia mais

Revolução da tecnologia passa por
uma malha robusta de telecomunicações

Uma infraestrutura de qualidade é primordial para sustentar avanços tecnológicos como a explosão do consumo de vídeos, da inteligência artificial, dos aplicativos inteligentes e da realidade virtual e aumentada.
Leia mais

Painel Telebrasil 2018 será nos dias 22, 23 e 24 de maio

A edição deste ano traz como tema central O futuro é agora. O Brasil Digital começa aqui. Pela primeira vez desde que foi criado, o evento terá três dias de debates, em função da quantidade de assuntos importantes para o setor.
Leia mais

Brasil ultrapassa a marca de 100 milhões
de acessos 4G em 2017

Avanço do 4G e do 3G no Brasil está bem acima das obrigações de cobertura definidas nos leilões das licenças de serviços móveis. Crescimento da tecnologia ficou em 70% nos últimos doze meses.
Leia mais

Lei de Antenas de São Paulo precisa sair do papel para ampliar a cobertura do celular

A legislação atual do município está defasada e há mais de dois anos não é liberada licença para instalação de antenas na cidade. Hoje, há mais de 700 pedidos de licenciamento de antenas aguardando liberação.
Leia mais

Sistema de alerta de desastres naturais por SMS terá cobertura em todo o País

Ativado em fevereiro do ano passado, o sistema já é usado por mais de dois milhões de cidadãos. Foram encaminhadas 25 milhões de mensagens de alertas de desastres naturais, chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos. Até março, o serviço será nacional.
Leia mais

Comparativo com índice Big Mac mostra que serviço de celular é barato no Brasil

Estudo da consultoria Teleco mostra que com o valor de um Big Mac é possível falar 128 minutos ao celular no País. Também é possível contratar 426 MB de banda larga pré-paga, o que deixa o Brasil à frente de países como China, Rússia e Reino Unido.
Leia mais

“Tenho confiança que o PLC 79 estará como
prioridade na agenda do Congresso em 2018”

A afirmação foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em entrevista exclusiva à Newsletter da Telebrasil. O ministro também falou sobre as demandas para 2018 e enfatizou o papel da internet das coisas no fomento à tecnologia no Brasil.
Leia mais

Mudança no marco legal é um dos principais
pontos apontados pelo setor de telecomunicações
para um novo ciclo dos investimentos

A troca de obrigações obsoletas por investimentos em banda larga vai trazer benefícios para a população e a inclusão de mais brasileiros.
Leia mais

Senadores também apontam a importância de se colocar em votação o novo marco legal de telecom

Senadores Otto Alencar (PSD/BA) e Jorge Viana (PT/AC) sustentaram na Comissão de Ciência e Tecnologia que não há justificativa para a não apreciação do PLC. Para eles, é chegado o momento de superar as divergências e da concertação.
Leia mais

Brasil pode limitar Internet das Coisas se mantiver a atual carga tributária

O Brasil corre o risco de não aproveitar integralmente a revolução tecnológica trazida pela Internet das Coisas.
Leia mais

De janeiro a setembro, prestadoras de telecomunicações investiram R$ 16,9 bilhões

Até o terceiro trimestre, o faturamento com dados representou 62% do total e o de ligações, 38%. Em 2016, voz ainda concentrava 51%.
Leia mais

Preço dos smartphones é barreira para migração de 2G para novas tecnologias

Apesar do avanço do 4G, que já alcança cidades com 90% da população, 36 milhões de brasileiros ainda usam aparelhos GSM.
Leia mais

Conexões 4G pulam de 14% para 26% na América Latina e Caribe

Estudo da consultoria Ovum para a 5G Americas mostra que a região registrou um aumento de 80% nas conexões ativas no terceiro trimestre, chegando a 179 milhões, contabilizando 4G e M2M. No mundo, a LTE alcançou a marca de 2,5 bilhões de conexões ativas.
Leia mais

Brasil e União Europeia elegem IA, internet das coisas e segurança cibernética para projetos comuns em 2018

Temas vão pautar a 5ª Chamada Coordenada em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para projetos brasileiros e europeus, com orçamento estimado em R$ 60 milhões.
Leia mais

Mais três Estados brasileiros já têm sistema de alerta de desastres naturais via SMS

Sistema implantado pelas prestadoras começou a operar em 18 de dezembro no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Leia mais


Copyright © 2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital