Frente parlamentar em apoio às cidades inteligentes quer desonerar Internet das Coisas

03/08/2017

Para gerar um ambiente favorável ao desenvolvimento de novas redes de telecomunicações, deputados e senadores criaram a Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas e têm na mira projetos para desonerar o setor e usar recursos já disponíveis para fomentar infraestruturas de nova geração.

“Criamos a Frente para conhecer melhor esses conceitos e saber quais são as dificuldades que temos em relação à legislação, os desafios que temos no Brasil para criar o ambiente para as coisas irem mais rápido”, diz, em entrevista à newsletter da Telebrasil, o presidente da Frente, deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP).

Uma das ideias é transformar a rede de iluminação pública em smart grid. “Uma possibilidade é usar a modernização da iluminação pública. Existe já uma contribuição e queremos que esse recurso seja usado para transformar as redes de iluminação em redes inteligentes, através de sensores, de antenas, para que os postes sejam também pontos de conectividade”, explica o deputado. Antes, avisa, “precisa ter segurança na legislação para que as cidades possam contratar consórcios ou empresas, parcerias público-privadas, para que isso aconteça.”

Segundo ele, a Frente olha ainda para propostas de desoneração e de criação de instrumentos que facilitem a atuação de prestadoras de serviços de telecomunicações e pequenos provedores de acesso à Internet. “Temos projeto para desonerar a Internet das Coisas, criar um fundo garantidor para pequenos provedores e reduzir impostos para que a implantação da banda larga se dê de forma mais rápida. A ideia é ter uma agenda para acelerar a implantação de cidades inteligentes no País.” Assistam à entrevista.

Veja mais matérias da Newsletter Telebrasil



Telecomunicações são cruciais para construir o futuro do Brasil

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, prega a união entre Governo e prestadoras de serviços de telecomunicações para o fomento da banda larga. Leia mais

Cidades Inteligentes são prioridade no Plano Nacional de Internet das Coisas

Segmento foi selecionado, junto com Saúde, Rural, indústrias de base e manufatura, para compor os setores mobilizadores da iniciativa. Leia mais


Copyright © 2017 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital