Internet das Coisas impulsiona a transformação digital

04/07/2017

A Internet das Coisas é prioridade número 1 para 92% das organizações que almejam a transformação digital, aponta a pesquisa "O Futuro da IoT nas Empresas - 2017", feita pela Vanson Bourne a pedido da Inmarsat. O levantamento mostrou que a aprendizagem de máquina (38%), a robótica (35%) e a impressão 3D (31%) também são requisitos essenciais para a efetiva transformação digital das empresas.

Melhoria da capacidade de entrega de serviços (47%), maior segurança em toda a organização (46%) e maior produtividade da força de trabalho (45%) foram identificadas como as três principais vantagens a serem obtidas com a implantação de soluções baseadas em IoT.

Quase metade (47%) dos entrevistados acredita que suas organizações vão ter de repensar sua abordagem à segurança de dados e fazer investimentos pesados para atenderem aos requisitos de segurança da IoT. Cerca de 45% citam a falta de habilidades como um desafio específico para sua organização na implantação da IoT, enquanto 29% concordam com a afirmação de que as questões de conectividade afetam suas implantações de IoT antes mesmo de começarem.

Para os responsáveis pelo estudo, "a Internet das Coisas atua como os olhos e os ouvidos das empresas, e o seu valor vem de como os dados coletados são usados para melhorar a eficácia em toda a organização. Como tal, não é surpreendente que tantas companhias estejam implantando a IoT para impulsionar suas iniciativas de transformação digital". A pesquisa "O futuro da IoT nas Empresas - 2017" pode ser baixada (em inglês) aqui http://research.inmarsat.com/

Veja mais matérias da Newsletter Telebrasil

IoT descortina nova era de conectividade

O usuário precisa enxergar valor no uso da tecnologia IoT, considerando-a eficaz e, sobretudo, segura. Leia mais

Brasil: um mercado de R$ 40 bilhões para IoT até 2020

No mundo, os gastos mundiais com Internet das Coisas (IoT) devem chegar a US$ 800 milhões até dezembro, de acordo com a IDC. E a consultoria adverte: o verdadeiro valor da tecnologia está no software e nos serviços.

Leia mais

Copyright © 2017 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital