Inovação é crucial para gerar
riqueza nos negócios de IoT

04/07/2017

O presidente do CPqD, Sebastião Sahão Júnior, considera que a Internet das Coisas tem a missão de melhorar a segurança, a saúde e a qualidade de vida do cidadão e, em consequência, fomentar o desenvolvimento econômico dos países. Em entrevista à newsletter da Telebrasil, o executivo adverte que, hoje, o dever do governo brasileiro é dar continuidade às ações para transformar o Plano Nacional de Internet das Coisas em uma política pública.

"Esse projeto não pode ser interrompido de forma alguma. Essa é uma iniciativa que começou com o Plano Nacional de Banda Larga e, mais do que nunca, não pode parar", acrescenta Sahão Júnior. A conectividade, pontua, é a base para migrar para a camada de aplicações e serviços. "Já avançamos muito e temos que avançar mais e mais em conectividade. Alguns modelos de negócios só serão aplicados com o 5G, mas a rede existente já nos possibilita criar negócios para atrair os investidores e fazer novos negócios", insiste o presidente do CPqD.

Na elaboração do plano de IoT, o CPqD atua como um centro de inovação para prover um ecossistema dedicado à geração de riqueza econômica, e um dos passos foi trabalhar em conjunto com as startups para definir diferentes modelos de negócios. "A plataforma aberta que fizemos no CPqD nos permite disseminar o conhecimento no longo prazo", observa. E são as pessoas a chave para a transformação digital do setor de telecomunicações.

"O Brasil precisa investir em software, que exige conhecimento, inovação e componentização. Nós e vários centros estamos investindo nas pessoas. Quanto mais o País investir em pessoas, mais ele poderá ser protagonista", preconiza Sahão Júnior. Assistam à entrevista com o presidente do CPqD.

Veja mais matérias da Newsletter Telebrasil



Internet das Coisas requer isenção integral do Fistel

Política pública também precisa favorecer a conexão baseada em padrões abertos para massificar a oferta de serviços ao consumidor final, pontua Sergio Kern, diretor do SindiTelebrasil. Leia mais



Plano de IoT será um marco na revolução digital brasileira

A expectativa é da chefe do Departamento de TIC do BNDES, Irecê Kauss Loureiro. "O levantamento não pode ficar no papel, ele tem de gerar um movimento na economia real para o desenvolvimento do Brasil", sustenta. Leia mais


Copyright © 2017 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital