Telebrasil 2006: ministro, autoridades e palestrantes confirmam presença

A sessão solene de abertura do 50º Painel Telebrasil ocorrerá na quinta-feira, dia 1 de junho às 20h, com as presenças já confirmadas do ministro das Comunicações, senador Hélio Costa (PMDB-MG); do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Plínio Aguiar Junior; e do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Informática e Comunicação da Câmara, deputado federal Vic Pires Franco (PFL-PA), além do presidente da TELEBRASIL, Ronaldo Iabrudi, e do presidente do SINDITELEBRASIL e da Febratel, Luiz Alberto Garcia. Em seguida, acontece o tradicional jantar de boas vindas, “Noite das Estrelas”, com o congraçamento dos participantes e sob o patrocínio da Telefônica.

 

O Painel Executivo ocupará as manhãs estendidas de sexta-feira (até as 14h) e sábado (encerramento previsto para as 14h30min.), dias 2 e 3 de junho, com conferências, palestras e painéis de debates. A abertura dos trabalhos está marcada para às 8h de sexta-feira, com Cesar Rômulo Silveira Neto, superintendente-executivo da TELEBRASIL, apresentando o programa e dando uma visão geral dos objetivos do Painel.

 

Três conferências irão abrilhantar o Painel Executivo da TELEBRASIL. Na sexta-feira, Roberto Pinto Martins, titular da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, tratará de “Políticas Públicas de TeleComunicações Convergentes para a Inclusão Social”. No dia seguinte, Plínio de Aguiar Júnior, presidente da Anatel, discorrerá sobre a “A Regulação dos Serviços de TeleComunicações Convergentes para a Inclusão Social” e o deputado Vic Pires Franco, sobre o “Aperfeiçoamento do Modelo de Comunicações para a Inclusão Social”.

 

Serão duas as palestras. Andrew Elder, vice-presidente de Marketing Sciences da empresa de consultoria Illuminas, falará sobre o impacto dos investimentos em TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) para o aumento da produtividade e do desenvolvimento dos países da América Latina, como fruto de estudo patrocinado pelo Instituto para a Conectividade das Américas, do Canadá e pela Cisco. Enquanto o professor Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, da Universidade de Brasília, enfocará o “Programa GESAC” (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Governo Federal, e os resultados do projeto comunitário realizado na região na semana do evento.

 

Os Painéis de debate


Pontos altos do encontro no CluB Med serão os cinco Painéis (três na sexta-feira), que enfocarão soluções e cases bem sucedidos em aplicação das TICs na área social – saúde, educação, segurança pública e previdência –, bem como debate sobre que modelo de negócios adotar para a inclusão digital.

Para o tema Saúde, Pedro García Aspillaga, ex-ministro da Saúde do Chile (deixou o cargo em março último), detalhará projeto revolucionário para a saúde pública do Chile, suportado por altos investimentos em TIC, com o apoio da Cisco. Como debatedores, um representante da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo apresentará o projeto para saúde pública, considerado um modelo; e o médico Fábio Gandour, gerente de Novas Tecnologias da IBM, irá falar sobre o futuro da saúde pública e dos avanços da tecnologia. A equipe de debatedores ainda contará com a professora Magdala de Araújo Novaes, coordenadora do HCPE/Núcleo de Telesaúde (NUTES) da Universidade Federal de Pernambuco; Luiz Ary Messina, coordenador do projeto Rute (Rede Universitária de Telemedicina); de um representante da Fiocruz; e de Pedro Ripper, diretor geral Telecom da Cisco System.

 

Na área da Educação, farão exposições centrais Hélio Chaves Filho, diretor de Políticas de Educação à Distância do MEC; e Oswaldo Oliva Neto, secretário-executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, com estratégia a longo prazo do projeto Brasil, em 3 tempos. Atuarão como debatedores: José Eduardo Bueno Oliveira, coordenador geral de Desenvolvimento de Sistemas da SEED/MEC; Marcos Dantas, professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio; e Samara Weber, diretora dos Projetos de Inclusão Digital do Instituto Telemar. Tratarão do Projeto de P&D sobre Inclusão Digital: Laercio Aniceto Silva, diretor de Desenvolvimento de Negócios da CERTI/CINg/Campus da UFSC; e Marcelo Laranjeira, diretor de Marketing Estratégico da Siemens, além de Sergio Mindlin, presidente da Fundação Telefônica.

 

Sobre o tema da Previdência, com profundos reflexos a médio e longo prazos para o País, farão exposições: Luis Antonio Gomes Najan, gerente do Departamento de Redes da Dataprev – RJ; e Wagner Quirici, presidente do Serpro.

 

Tratarão do cada vez mais atual assunto Segurança Pública: Bruno Nowak, diretor de Soluções de Mobilidade para Governo e Empresas da Motorola; e Odécio Rodrigues Carneiro, diretor nacional da rede INFOSEG – Rede Nacional de Integração de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização do Ministério da Justiça. O capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo Ari Bezerra dos Santos, especialista em Comunicações de Segurança, será um dos debatedores.

 

A experiência internacional correrá por conta de “Jeppe” Jepsen, diretor e vice-chairman da TETRA (MoU) Association – fórum dos desenvolvedores e apoiadores de protocolo especializado para comunicações de segurança –, com o case da radiocomunicação policial do Reino Unido; e David F. Jones, presidente da NENA (National Emergency Number Association), com o case do sistema nacional de numeração de emergência (911) dos Estados Unidos.

 

Para discutir o tema central dos Modelos de Negócio dos Projetos de Digitalização de municípios, estados e País (o Estado Brasileiro) que viabilizam, através da iniciativa público-privada, a universalização do acesso à informação e aos serviços públicos para toda população, ocorrerá no sábado, às 11h, o Painel “Modelo de Negócios para o Estado Digital”, que será moderado pelo consultor Eduardo Prado, reconhecido especialista da área.

 

O Painel contará com as exposições de Rogério Santana, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sobre o tema “Programa Nacional de Banda Larga”; e de Monica Bandeira e Eduardo Casella, presidenta da Agência de Tecnologia da Informação de Pernambuco e diretor de Canais da Siemens, respectivamente. O projeto Tiradentes será apresentado por Rafael Steinhauser, presidente da Cisco System; e o projeto Pirai Digital, pelo seu coordenador, o professor Franklin Coelho.

 


Ao término dos trabalhos do Painel Executivo do 50º Painel Telebrasil 2006, as palavras finais serão proferidas pelo presidente da TELEBRASIL, Ronaldo Iabrudi, sob a égide do grande tema as “TeleComunicações para a Inclusão Social”.

Todo o programa do Painel Telebrasil 2006 estará sendo transmitido ao vivo através do Programa GESAC, para mais de mil localidades em todo o Brasil, com o apoio da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações.

 

A palestra sobre o GESAC, a cargo do professor-doutor Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, da UnB, consultor do Ministério das Comunicações para o Programa GESAC, versará sobre os resultados do projeto comunitário de capacitação no uso do Programa que será realizado para jovens de comunidades carentes da região, em torno do local onde acontecerá o Painel Telebrasil 2006, durante a semana do evento. Haverá entrega de diploma de conclusão aos participantes, ao final do Painel, pelo presidente da TELEBRASIL e por representante do Ministério das Comunicações, patrocinadores deste projeto comunitário.

Um amplo programa social aguarda os participantes do Telebrasil 2006. Em paralelo ao Painel Executivo transcorre o Painel Feminino, o 12º da série. 

cadastre sua empresa

Associados

Fique Informado!

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Recomende aos amigos!

logo-telebrasil 11

  

TELEBRASIL


foto-localizacao-telebrasil 

Razão Social: TELEBRASIL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES
Tel.: +55 (21) 2244-9494
Fax:+55 (21) 2542-4092
CNPJ/MF: 42.355.537/0001-14
Inscrição Municipal: 01.062.450

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.