Painel Telebrasil quer ser divisor de águas para as TICS na inclusão social

Chegou o momento em que as TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação - podem promover a inclusão social, revolucionar a sociedade e constituir um bom negócio. Este será o tema central que a TELEBRASIL debaterá, de primeiro a 4 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do Governo, seus agentes e da iniciativa privada.


"Verdadeiramente imperdível". É assim como Álvaro Marques se refere à programação do próximo Painel Telebrasil - o de número 50 -, no Village Rio das Pedras, um resort exclusivo da Costa Verde, ao Sul do Rio de Janeiro.

Para o diretor da SCAE Comunicação e Marketing, Álvaro Marques, coordenador da grade de palestras, serão dois dias durante os quais o participante será informado dos novos caminhos para que o Brasil ingresse no grande movimento mundial da Sociedade da Informação.


O tema do 50º Painel - Telecomunicações para Inclusão Social -, além de extremamente atual, é motivo de uma crescente atividade econômica nos diversos países. Os governos têm investido pesadamente na Sociedade da Informação. Os serviços públicos são suportados cada vez mais pelas facilidades das TICs. Tal movimento cria um círculo virtuoso. Mais pessoas incluídas significa melhor nível de vida da população e maior capacidade de consumo.


Ronaldo Iabrudi, presidente da TELEBRASIL, defende uma expansão continuada na modernização das redes de telecomunicações, com soluções para a universalização dos serviços que o Estado presta para a população. Tal solução passa pela vontade firme do Estado, de seus agentes, do setor privado, das PMEs e do cidadão.

 O 50º Painel vai discutir o processo de inclusão digital e focalizar soluções para a prestação de serviços públicos baseadas em TICs. Quatro setores essenciais para o País foram escolhidos: educação, saúde, segurança pública e previdência. Serão discutidos cases de sucesso e aprender fazê-los acontecer.

Samara Weber, do Instituto Telemar, registrou que a operadora tem feito uma série de experimentos-piloto na área de inclusão digital que foi expandida através de parcerias com o Governo e com a iniciativa privada. A estratégia é ampliar e consolidar as iniciativas-piloto visando alcançar o patamar de política pública, como foi o caso das TICs na educação, que já está acontecendo em Pernambuco.

Explicou o coordenador do evento que o formato adotado para o Painel será o de apresentações de cases e palestras, seguidos do tradicional debate com a livre participação da platéia, uma das marcas do tradicional evento do setor.

Farão apresentações durante o Painel Telebrasil membros do Governo, representantes dos serviços de telecomunicações e dos fornecedores de tecnologia e serviços.

Além de palestras do Ministério das Comunicações e da Anatel, já estão confirmadas as presenças do deputado federal Vic Pires Franco (PFL-PA), que preside a Comissão de Ciência e Tecnologia, Informática e Comunicação da Câmara; e do presidente da TELEBRASIL, Ronaldo Iabrudi, que encerrará os trabalhos, no  segundo dia, que tratará de "Telecomunicações para a Inclusão Social".

Na área governamental, farão pronunciamentos Hélio Chaves Filho, diretor do Departamento de Políticas em Educação à Distância do MEC; e José Eduardo Bueno Oliveira, coordenador-geral  de Desenvolvimento de Sistemas do Seed, da Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação e Cultura, além de Osvaldo Oliva Neto, secretário-executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos - NAE -, da Presidência da República; e de Marcos Dantas, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e ex-secretário da Secretaria de Educação à Distância do MEC. As três grandes teles brasileiras - Telemar, Telefônica e Brasil Telecom - estarão proferindo palestras. Já estão garantidos dois cases sobre a aplicação das TICs na inclusão social pela Cisco e pela Siemens.

Para tratar como as TICs contribuem para uma maior segurança pública - um tema atual e de  interesse de todos -, já confirmaram a presença Odécio Rodrigues Carneiro, diretor da Rede Nacional de Integração de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização; e Ari Bezerra, especialista em Comunicação de Segurança da Polícia Militar da São Paulo, além da participação da Motorola, que programou trazer cases dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Para a aplicação de TICs na área da saúde, dando uma idéia do que nos reserva o futuro, proferirá palestra Fábio Gandour, gerente de Novas Tecnologias da IBM.

Entusiasmado com o tema do Telebrasil 2006,  Álvaro Marques pensa em mostrar a experiência brasileira na aplicação das TICs na área social, sob o título "O Estado Digital", com a participação prevista da Siemens e do ICA -  Instituto para a Conectividade das Américas -, com foco na América Latina, que mostrará como existe forte correlação entre o investimento do Estado em TICs e a produtividade da economia.

O Painel Telebrasil 2006 já conta com o patrocínio de empresas como Telemar, Telefônica, Brasil Telecom, Cisco, Siemens, Huawei, Motorola, Estação Engenharia e Comverse.

cadastre sua empresa

Associados

Fique Informado!

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Recomende aos amigos!

logo-telebrasil 11

  

TELEBRASIL


foto-localizacao-telebrasil 

Razão Social: TELEBRASIL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES
Tel.: +55 (21) 2244-9494
Fax:+55 (21) 2542-4092
CNPJ/MF: 42.355.537/0001-14
Inscrição Municipal: 01.062.450

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.