TELEBRASIL 2006: encerramento com inclusão social ao vivo

O 50º Painel TELEBRASIL, ocorrido no Club Med, no Rio de Janeiro, de 1 a 3 de junho deste ano, enfocou “As TeleComunicações para a Inclusão Social”, objeto de diversas sessões com subtemas específicos. No encerramento, o evento contou com cerimônia relativa a formação de novos instrutores (multiplicadores) para utilização do Programa GESAC, efetuada na região de Mangaratiba, onde ocorreu o 50º Painel.

A cerimônia relativa ao Programa Governo Eletrônico – Serviços de Atendimento ao Cidadão (GESAC) contou com a entrega de certificados aos alunos da turma I de capacitação de multiplicador@s GESAC e foi precedida de palestra do professor Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, da Universidade de Brasília.

O GESAC é uma plataforma de inclusão social que oferece conexão por satélite, junto com uma plataforma de serviços de inclusão digital em software livre. O Programa se destina a levar serviços a comunidades carentes ou muito distantes e que não tenham acesso à conexão convencional. O multiplicador GESAC é um cidadão da comunidade que recebe treinamento para utilização do serviço e fica capacitado a repassar seu conhecimento a terceiros.

O palestrante, professor Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, maranhense de 66 anos, é poeta, doutor em Comunicação pela USP e professor titular da UnB. É ainda autor de mais de 30 livros e de 150 artigos sobre comunicação e bibliotecnologia. Organizou, juntamente com Elmira Simeão, a coletânea Comunicação da Informação Digital, lançado pela UnB, com patrocínio da ECT, e participou da feitura do “Livro Verde”, uma iniciativa, de setembro de 2000, do Ministério da C&T, sobre a Sociedade da Informação.

Em sua palestra, durante o encerramento o 50º Painel, ensinou o professor que o importante é o cidadão e que alfabetização digital do cidadão é hoje necessária, mas que para isso ele precisa ser treinado. O programa GESAC, com 3.217 pontos de presença (previsão de 4.400 até o final de 2006) se volta para a inclusão digital e social em todo o território nacional. Disse o palestrante que a informação em rede é fenômeno da maior importância, mas que apenas 2% do que tramita pela Internet estão em língua portuguesa.

O programa de treinamento, que culminou com a entrega de certificados ao final do 50º Painel, reuniu 21 jovens da região próxima ao Village Rio das Pedras, local da realização do Painel. Entre 29 de maio e 3 de junho, eles receberam capacitação como agentes de mudança para a inclusão digital e social do GESAC.

Foi escolhido o colégio público de Pirapanema, em Itaguaí (RJ), por já contar com laboratório de informática. Além de Itaguaí, os treinandos vieram também dos municípios de Seropédica, Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba. Pesquisa revelou que os alunos escolhidos para o programa provinham de um ambiente pobre, mas estruturado. Metade tinha computador em casa e a maioria já possuía acessado Internet. O treinamento foi um sucesso e os alunos criaram e editaram um jornal, o “Piraição”.

Em sua palestra, Antonio Lisboa Carvalho de Miranda disse que a inclusão digital necessita, sem dúvida, de infra-estrutura, conexões e equipamentos, além de treinamento para os usuários do sistema. Será preciso cuidar em não haver exclusão digital pelo cerceamento de informações. A tecnologia deve ser aplicada de maneira solidária e coletiva, sem orientação automática. Em termos nacionais, avaliou o acadêmico que há muitas iniciativas referentes à inclusão digital e social, mas que o conjunto carece de uma maior coordenação.

Na cerimônia de conclusão do curso, no plenário do 50º Painel Telebrasil, cada participante recebeu seu certificado, sendo chamado nominalmente e em meio a aplausos. Ronaldo Iabrudi, presidente da TELEBASIL, e Heliomar Medeiros de Lima, diretor de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, entregaram os diplomas. 

cadastre sua empresa

Associados

Fique Informado!

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Recomende aos amigos!

logo-telebrasil 11

  

TELEBRASIL


foto-localizacao-telebrasil 

Razão Social: TELEBRASIL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES
Tel.: +55 (21) 2244-9494
Fax:+55 (21) 2542-4092
CNPJ/MF: 42.355.537/0001-14
Inscrição Municipal: 01.062.450

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.