Panorama das Telecomunicações no Brasil

  • Banda Larga nas Escolas Públicas

  • O Desempenho do Setor de Telecomunicações

  • Desempenho Comparado

  • Navegar é Preciso

  • O Setor de Telecomunicações no Brasil

  • Consulta à Base de Dados

  • Mapa de ERBs - Antenas

Voltar
Próximo

Releases e Artigos

Painel TELEBRASIL

Logo TELEBRASIL2018-Vert


O futuro é agora. O Brasil digital começa aqui.
   

         22,23 e 24 de maio
Royal Tulip Brasília Alvorada
Brasília - DF

Contic: ‘Brasil precisa estar preparado para a revolução digital’

release-019Vivien Suruagy, da Contic, fala sobre o mercado de tecnologia em entrevista para o site Inova.jor TIC
“A Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (Contic) foi criada em outubro do ano passado, a partir da união da Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo) e da Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra).
Vivien Suruagy, presidente da Contic, destaca a importância da tecnologia para garantir a competitividade e o crescimento da economia brasileira.
“A função precípua da confederação é, primeiro, dar estabilidade para empresas e pessoas nos setores de informática e telecomunicações”, disse Vivien. “E, segundo, promover, com os pés no chão e de uma forma bem sólida, a revolução digital no país.”
A executiva destacou que os países desenvolvidos buscam a liderança em áreas como inteligência artificial e robótica, e o Brasil não pode ficar para trás.
“Também temos o 5G (telefonia móvel de quinta geração) chegando por aí e temos de estar preparados para enfrentar essa revolução tecnológica, que fará com que sejamos mais eficientes”, afirmou.
Desafios ao desenvolvimento
A presidente da Contic destacou alguns obstáculos que existem hoje a uma adoção mais ampla da tecnologia da informação e comunicação no Brasil.
Um deles é a carga tributária elevada. “Temos em média 47,5% de tributos cobrados sobre as receitas de telecomunicações”, disse. Ela acrescentou que, nos últimos anos, a carga tributária cresceu 223%, enquanto a receita das empresas avançou 140%.
O setor de telecomunicações também recolheu, desde 2001, R$ 86 bilhões em fundos setoriais. Mas, segundo Vivien, somente 7% desse valor foram alocados ao setor.
Ela destacou também a necessidade de atualizar a legislação do setor de telecomunicações. “Vivemos sob a égide de uma norma que privilegiava a voz”, explicou. “Mas a população quer internet, banda larga, agilidade, conectividade global e, cada vez mais, terminais sofisticados.”
Vivien defendeu a criação de mecanismos de incentivo ao investimento em banda larga e mobilidade. “Precisamos transformar aquela polêmica sobre bens reversíveis em recursos para investir em telecomunicações, mas de uma forma proativa que gere desenvolvimento para o país”, disse.
Para saber mais, acompanhe a entrevista em vídeo de Vivien Suruagy, da Contic, ao inova.jor TIC, com apoio da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).”

Novidades

banner novidades

Brasil Digital Inovador e Competitivo

projeto-brasil-inovador

História das Telecomunicações

pessoas-conectadas

A evolução das Telecomunicações está diretamente ligada às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas da humanidade. Espaço é reservado para o resgate dessa história.
Confira os 3 primeiros vídeos:

Como Funciona o Celular

Projeto inova.jor TIC

marcia ogawa3

Agenda Legislativa

agenda-legislativa-2018

Antenas são essenciais para usar o celular

play-video-antenas

celularlegal

Apoio TELEBRASIL

brasscom2        



Feche a porta para os spams!

Melhores Práticas

10 07 2013 melhores praticas banner Telebrasil

cadastre sua empresa

Convênios e Parcerias

convenios-firmados-telebrasil

Fique Informado!

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Recomende aos amigos!

logo-telebrasil 11

  

TELEBRASIL


foto-localizacao-telebrasil 

Razão Social: TELEBRASIL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES
Tel.: +55 (21) 2244-9494
Fax:+55 (21) 2542-4092
CNPJ/MF: 42.355.537/0001-14
Inscrição Municipal: 01.062.450

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.